Santiago: Escolas e jardins de Santa Catarina e Tarrafal recebem donativos da Associação Cabo Verde Amiens

Assomada, 17 Mai (Inforpress) – As escolas e jardins infantis dos concelhos de Santa Catarina e do Tarrafal, no interior de Santiago, receberam hoje da Associação Cabo Verde Amiens (ACVA), de França, donativos compostos por computadores, mesas e cadeiras.

Segundo o delegado de Educação de Santa Catarina, Pedro Monteiro, os donativos compostos por cadeiras, mesas e computadores vão ajudar, “e de que maneira”, a educação nos dois concelhos santiaguenses.

Relativamente aos computadores, assegurou que vão ajudar na gestão dos agrupamentos e ainda na implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo.

Por sua vez, o presidente da ACVA, Simão Moreira, explicou que a escolha dos beneficiários veio na sequência de visitas que uma equipa desta associação realizou, em 2016, a diversas escolas, em que encontraram problemas infra-estruturais, carteiras e cadeiras degradadas e com falta de salas de informática.

Em Santa Catarina, informou que os donativos, conseguidos através das escolas francesas que encerraram as suas actividades, vão beneficiar a escola de Cabeça Carreira com computadores, mesas e cadeiras, que vão equipar uma sala de informática e ajudar ainda na gestão deste estabelecimento de ensino.

Ainda neste município, o jardim infantil de João Dias recebeu cadeiras e mesa, a Fundação Padre Luiz Allaz foi contemplada com computadores e a selecção de futebol de Rincão com equipamentos desportivos.

Também em Santa Catarina serão entregues cadeiras de rodas para pessoas com deficiência motora.

Já para o concelho do Tarrafal, a Academia DJosa e a escola de Ribeira das Pratas receberam equipamentos desportivos e mesas e cadeiras, respectivamente.

Por outro lado, Simão Moreira lembrou que esta associação, que mantém com a autarquia santa-catarinense “uma antiga e frutuosa parceria” e tem investido, igualmente, na reabilitação de casas, saneamento e água e saúde, já tem um novo projecto para 2019/20 no âmbito de ligações domiciliárias de água para localidade de Engenhos.

Na cerimónia de entrega dos donativos, que contou com a presença do edil santa-catarinense, José Alves Fernandes, e sua equipa, e da vereadora do Desenvolvimento Social do Tarrafal, Eva Mendes Varela, os beneficiários prometeram “cuidar muito bem” dos donativos recebidos.

FM/CP

Inforpress/Fim