Santiago: Câmara da Ribeira Grande celebra 9º aniversário da elevação a Património Mundial da Humanidade

Cidade da Praia, 26 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago promove uma série de actividades para celebrar o 9º aniversário de elevação de Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade, assinalado hoje.

Em declarações à Inforpress, o presidente da câmara, Manuel de Pina, adiantou que o evento vai ser promovido em parceria com o Instituto do Património Cultural (IPC) e a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.

Desfile de banda militar, exposições de fotografias e artesanato, actuação de grupos musicais locais, apresentação do projecto Mais Cidade, inauguração do balcão único de atendimento e actividades lúdico-pedagógicas, com alunos do Ensino Básico Integrado (EBI), são, entre outras, as várias actividades agendadas para assinalar o 9º aniversário de Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade.

Manuel de Pina avançou que o momento vai servir também para a apresentação de alguns projectos estruturantes a serem implementados no berço da nação cabo-verdiana.

Das acções a serem desenvolvidas, destacou ainda a entrada em funcionamento do balcão único de atendimento da autarquia que ficará situado no novo edifício dos Paços do Concelho e que, a seu ver, vai dar “mais dignidade e qualidade” ao atendimento e uma “nova visão e imagem” ao centro histórico de Cidade Velha.

O acto central comemorativo do 9º aniversário da classificação da Cidade Velha a Património Mundial da Humanidade está marcado para às 11:00 na Praça do Pelourinho, e contará com a participação do presidente do IPC, Hamilton Jair Fernandes, e da secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO.

AV/AA

Inforpress/Fim