Inicio Ambiente Santa Cruz: INIDA distribui ramas-semete de batata-doce a 76 agricultores de zonas...

Santa Cruz: INIDA distribui ramas-semete de batata-doce a 76 agricultores de zonas altas

Pedra Badejo, 07 Set (Inforpress)- O Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA) informou hoje que 76 agricultores das zonas altas do interior de Santiago foram contemplados com ramas-semente (cordas) de batata-doce, no âmbito da campanha agrícola para a presente temporada.

Em declaração a Inforpress, o engenheiro do INIDA Paulo Lopes informou que a distribuição gratuita das ramas aos agricultores de Rui Vaz, Serra Malagueta e Santa Catarina iniciou-se na quarta feira, 05, precisamente um dia depois da “boa chuva” registada na terça-feira, 04 de Setembro.

Segundo o responsável, esta campanha, enquadrada no Programa de Emergência para Mitigação do Mau Ano Agrícola (PEMSMAA), tem como objectivo ajudar os agricultores das zonas altas nos seus tratos culturais, na sequência do mau ano agrícola verificado em 2017.

De acordo Paulo Lopes, as ramas foram produzidas especificamente para os agricultores afectados pelo mau ano agrícola, sendo que os beneficiados, na sua maioria, residem na zona de Rui Vaz, São Lourenço dos Órgãos e Santa Catarina.

Paulo Lopes explicou que o processo de distribuição estava dependente da quedada das primeiras chuvas e que a partilha se processou conforme as necessidades dos agricultores, mas que a prioridade foi dada aos lavradores das zonas altas, que, individualmente, receberam em média dois a três “feixes” das cordas.

CL/JMV

Inforpress/Fim