Santa Cruz: Festival “Um Concelho três Ritmos” com destaque para o regresso dos Bulimundo à casa

Pedra Badejo, 31 Mar (Inforpress) – A oitava edição do Festival “Um Concelho três Ritmos” que acontece hoje no concelho de Santa Cruz (Ilha de Santiago), tem como novidade o regresso do grupo musical Bulimundo, à casa, anunciou o vereador da cultura.

Foi na década dos anos de 1980 que o grupo Bulimundo, na altura liderada por Carlos Alberto Martins (Kactxâs) deu os primeiros passos na música tradicional, com bailes populares no polivalente de Pedra Badejo.

O grupo, que voltou aos palcos a 23 de Abril de 2016, depois de ter estado parado vários anos, vai estar presente neste festival, que, segundo o vereador, Jaquilino Varela, tem como missão resgatar as tradições deste concelho.

“Vamos ter o regresso à casa do Bulimundo, mas também com este festival queremos dar mais vida a esses três géneros musicais e ainda queremos que isto sirva como um incentivo para que os fazedores da cultura continuem a fazer com mais força o Batuque, Tabanca e Funaná, porque como Katxâs tinha dito, é isto que é nosso”, disse.

Este ano, o festival foi enquadrado nas actividades de Março, Mês da Cultura e acontece no largo “Katxâs” em Porto Acima, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

No primeiro dia dedicado ao Batuque, sobem ao palco batucadeiras de Santa Cruz, de outros concelhos da ilha de Santiago e da ilha do Maio.

Já no dia 01 de Abril que é dedicado ao Funaná, figuras como Bulimundo, Princezito, Tabanka Resa, Sumara, Fidjus de Codé di Dona, Fidjus di Sema Lopi, Sílvia Medina, Morrys, Talentos de Santa Cruz marcam presença.

No último dia, grupos de Tabanka de Santa Cruz e de outros concelhos da ilha de Santiago e da ilha do Maio desfilam pelas ruas do concelho.

Já na recta final das actividades no âmbito de Março, Mês da Cultura, o vereador faz um balanço positivo, pois, segundo disse, todas as actividades, principalmente as referentes a Santa Cruz na Capital e à feira de gastronomia, ultrapassaram todas as expectativas da organização.

AM/FP

Inforpress/Fim