Santa Cruz:  Centro Katchás realiza campanha de sensibilização sobre Direitos Humanos

Pedra Badejo, 04 Dez (Inforpress) – O Centro de Iniciativa Katchás, em Santa Cruz, interior de Santiago, iniciou uma campanha de sensibilização das pessoas locais para os direitos humanos e que se prolonga até o dia 10.

A iniciativa enquadra-se nas celebrações do 70º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que se comemora no dia 10 de Dezembro, e prevê visitas a vários jardins-de-infância.

O objectivo desta iniciativa, segundo o coordenador Emanuel Ramos, é reforçar a comemoração da efeméride, mas, sobretudo, indicou, focalizado nos 30 artigos, de modo que estes passem a ser  praticados “de forma consciente” por cada pessoa.

Disse acreditar no poder da educação para cidadania, para valores, direitos humanos e paz e para espírito de fraternidade, porque a sociedade só vai ser melhor se na verdade existir uma geração  que comporte sobre pressuposto de direitos humanos e cidadania.

Afirmou que os Direitos Humanos são uma questão  “muito importante”, daí as orientações  às escolas, jardins e instituições, para ser “melhor trabalhado e com mais vinculo”, com “esperança num mundo melhor”.

Apontou que esta quarta-feira será efectuada uma visita às escolas primárias e, à noite do mesmo dia, um encontro com alunos do ensino recorrente e escolas particulares.

Na sexta-feira deve deslocar-se ao mercado municipal no sentido de levar mensagens, “consciencializar e orientar” a prática também da cidadania.

Na segunda-feira, 10, será realizada uma dinâmica “mais alargada” junto de instituições e comunidades para “tentar apanhar diversidade de classe de pessoas”, mas sempre levando em conta os 70 anos dos Direitos Humanos e os seus 30 artigos.

Também com esta campanha pretendem promover a relação humana, uma sociedade melhor, no sentido de cada pessoa ser um “cidadão diferente e uma pessoa comprometida” com os Direitos Humanos, mas também que os defende e pratica no dia-a-dia  e, sobretudo, ter “uma Santa Cruz melhor”.

CL/AA

Inforpress/Fim