Santa Cruz: Autarquia realiza a 4ª edição da semana municipal da juventude

Pedra Badejo 06, (Inforpress)- A autarquia de Santa Cruz realizou hoje a 4ª edição da semana municipal da juventude, para a troca de ideias entre os jovens e associações comunitárias.

A abertura do evento, que já vai na sua 4ª edição, foi presidida pelo presidente da câmara municipal e debruçou-se sobre vários temas, tais como juventude e as redes sociais, empreendedor em Santa Cruz, entre outros e contou com a participação dos jovens de diferentes associações e localidades.

Segundo o vereador da Juventude, Cultura, Desporto, Saneamento e Ambiente, Jaquelino Varela, esta semana municipal da juventude tem como objectivo reunir jovens e debater os principais problemas que afectam a comunidade juvenil e estimula-los à participar mais no desenvolvimento do município.

Segundo o responsável, dos temas em debate, o papel dos jovens e associações comunitárias no desenvolvimento local foi um tema de “muita relevância”, onde mostrou-se como é que os jovens e associações são “importantes” no desenvolvimento comunitário através de relatos de experiências de outras associações mais antigas.

“A associação é um agente de proximidade que está mais perto da comunidade, que consegue diagnosticar problemas mais rapidamente e ter acesso mais rápido às pessoas, então podem fazer ligação com a câmara municipal para tentar ajudar na resoluções de problemas da comunidade”, realçou.

Por sua vez, a representante da Associação Comunitária de Jovens Santiaguenses (ACJS), Danilo furtado, disse que esta iniciativa foi “brilhante”, acrescentando que na comunidade é preciso que geração de hoje se prepare para que geração futura venha a seguir novos legados, com vista ao “desenvolvimento” da comunidade.

Avançou ainda que é “importante” que as associações estejam “estritamente ligadas” à câmara municipal para fazer conhecer os “problemas” das comunidades e pensar sempre “estratégias” para a resolução dos mesmos, dentro das comunidades.

Este evento iniciou-se hoje, 06, e vai até o dia 12 de Agosto, com debates e reflexões sobre vários temas importantes para os jovens e as comunidades.

CL/JMV
Inforpress/Fim