Santa Cruz: Autarquia celebra Dia Municipal do Imigrante com um leque de actividades

 

Pedra Badejo, 03 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Cruz realiza hoje um leque de actividades culturais e recreativas para assinalar o Dia Municipal do Imigrante, instituído desde 2014, com o objectivo de promover a integração com comunidade imigrada e os residentes.

Em declarações à Inforpress, a directora do Gabinete de Migração, Carla Cardoso, avançou que a iniciativa, que já vai na sua quarta edição, e que é celebrada todo o primeiro domingo de Dezembro, é uma forma que a autarquia encontrou para mostrar o apreço que tem com a comunidade estrangeira residente no concelho.

Assinalar esta data que se enquadra na política da integração da edilidade, conforme sublinhou a responsável, vai proporcionar, igualmente, um dia de integração entre a comunidade estrangeira e os residentes.

Por outro lado, reconheceu que as comunidades imigradas residentes no concelho, nomeadamente guineenses, senegalenses, nigerianos, brasileiros, são-tomenses, moçambicanos, ganenses e chineses, têm contribuído no processo do desenvolvimento do município.

Ajuntou ainda a mesma fonte que todas as comunidades são tratadas como nacionais, em todos os níveis, principalmente no que diz respeito a impostos sobre comércio, ramo de actividade que os estrangeiros têm investido.

Carla Cardoso informou ainda que os imigrantes congratulam com a iniciativa da câmara, e que prova disso é que têm aderido em massa em todas as actividades realizadas.

Para assinalar o Dia Municipal do Imigrante, a Praça dos Paços de Concelho vai ser palco de várias actividades culturais e recreativas, com dança, música, apresentação gastronómica de cada comunidade e exposição fotográfica de paisagens de cada país.

O acto vai contar com intervenções do representante de cada país, e ainda do presidente da Plataforma das Comunidades Africanas, representantes diplomáticos de Guiné-Bissau, Senegal e China, directora-geral da Imigração e do presidente da Câmara Municipal.

FM/JMV

Inforpress/Fim