Santa Catarina: Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) realiza 1ª campanha “Juntos Pela Paz”

Assomada, 28 Jul (Inforpress) – A organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) realizou hoje a 1ª campanha em Cabo Verde, sob o lema “Juntos Pela Paz”, em Santa Catarina, na cidade de Assomada.

Esta 1ª edição da campanha da OMCV, realizada em parceria com as ONG sul-coreanas, International Women Peace Grupo (IWPG) e Heanenly Culture, world Peace and Restoration of Light (HWPL) para promover a cultura da paz no mundo envolveu as mulheres e jovens do município.

“Escolhemos Santa Catarina, num sábado, que é dia de feira, porque queremos apanhar pessoas de forma mais espontâneas e através desse meio transmitir uma cultura de paz. E associar a própria cultura com grupos de batuque e através deles passar a mensagem de paz”, esclareceu.

Segundo a presidente da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), Idalina Gonçalves, o objectivo dessa campanha é envolver mulheres,  jovens e poderes locais na promoção e preservação da paz.

Acrescentou ainda que hoje mais de que nunca, em várias partes do mundo, existem pequenos conflitos e que em Cabo Verde há também situações destas, daí, sublinhou, a necessidade de trabalhar largamente na promoção da paz.

Para a directora das ONG sul-coreanas, Michel Park, trabalham com este propósito em todo o mundo e pretendem envolver as mulheres e os jovens cabo-verdianos nesta rede mundial em prol da paz.

Segundo esta responsável, que se diz “satisfeita” com o trabalho realizado, pretende-se ainda, de uma forma ou de outra, transmitir raízes de sua cultura para a povo cabo-verdiano, através dos seus vestuários e outros traços culturais.

A campanha “Juntos Pela Paz” contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, associações e grupos.

CL/JMV

Inforpress/Fim