Santa Catarina: Município com um dia chuvoso, nebuloso e com muita ventania

Santa Catarina, 09 de Set (Inforpress) – O município de Santa Catarina, interior de Santiago, acordou hoje com chuva, nevoeiro e muita ventania, preocupando os moradores que receiam sair à rua, devido ao perigo que representa o arremesso pela ventania de algumas chapas de cobertura dos talhados.

A propósito deste temporal, que iniciou desde a madrugada, os moradores das zonas de Achada Riba e outros bairros estão preocupados com o arremesso das chapas que vêm caindo por causa das ventanias.

Em conversa com a Inforpress,  alguns moradores confirmaram que houve queda de chapas e que só não causou acidentes porque no momento todos estavam dentro das suas habitações e que o arremesso das chapas pelo vento foi frequente durante todo o dia de hoje.

Alguns munícipes residentes em outros bairros, como Bolanha, Cumbém, relataram à Inforpress que caíram chapas das suas próprias casas e em sítios onde mantinham os seus animais, causando estragos e alguns prejuízos.

Como consequência desse mau tempo, chuvas acompanhadas com fortes rajadas de vento, muitas árvores e plantas foram danificadas na região de Santa Catarina de Santiago.

Por causa deste mau tempo, hoje no município de Santa Catarina foram cancelados alguns eventos que estavam previstos, mormente o terceiro e último dia do Moreia Festival que decorria desde sexta-feira, na vila piscatória da Ribeira da Barca.

A propósito, a edilidade avançou que declarou o Moreia Festival como um evento oficial daquela localidade do interior de Santiago, sublinhando que o mesmo passará a ser realizado em meados de Julho, como forma de evitar “constrangimentos” como os verificados na semana passada e hoje, que ditaram o adiamento e cancelamento do certame

Outrossim, é que segundo a autarquia, Julho é o mês que vão estar muitos emigrantes de férias no concelho.

O edil garantiu que a segunda edição será um evento ainda de “maior destaque”, tendo em conta que toda a orla marítima de Ribeira da Barca vai estar reabilitada e também porque o festival vai ser preparado “mais cedo”.

Além de promover e valorizar a gastronomia local, o Moreia Festival tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades da Ribeira da Barca, principalmente no que tange ao turismo.

CL/FM/JMV
Inforpress/Fim