Inicio Economia Santa Catarina: Moreia Festival passa a ser um evento oficial da Ribeira...

Santa Catarina: Moreia Festival passa a ser um evento oficial da Ribeira da Barca e a realizar-se em meados de Julho

Assomada, 07 Set (Inforpress)- O Moreia Festival foi declarado esta noite pela edilidade santa-catarinense (ilha de Santiago) como um evento oficial da vila piscatória da Ribeira da Barca e passa a ser realizado em meados de Julho.

A informação foi avançada à Inforpress pelo vereador em exercício do pelouro da Economia Local e Inovação, Vladmir Brito, no acto da abertura da primeira edição do evento que arrancou esta noite e prolonga-se até domingo, contando com 20 stands de alimentação.

Conforme explicou o autarca, pretendem com esta alteração do mês do evento, inicialmente desenhado para acontecer entre Agosto/Setembro de cada ano, evitar “constrangimentos” como os que tiveram na semana passada, por ser uma época de chuva, que ditou o adiamento do certame para este fim-de-semana, em que há, igualmente, previsão de chuva.

Outrossim, é que segundo o responsável, em Julho vão estar muitos emigrantes de férias no concelho e naquela localidade e ainda muitas pessoas vão entrar de férias.
O autarca prevê que a segunda edição será um evento ainda de “maior destaque”, tendo em conta que toda a orla marítima de Ribeira da Barca vai estar reabilitada e também porque o festival vai ser preparado “mais cedo”.

Além de promover e valorizar a gastronomia local, o Moreia Festival tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades da Ribeira da Barca, principalmente no que tange ao turismo.

Relativamente ao primeiro dia do evento, o também vereador do Ambiente e Saneamento disse que, mesmo a “pouca horas” do arranque, nota-se o dinamismo a nível da economia local, um outro objectivo, acreditando que o mesmo vai fazer da vila da Ribeira da Barca um “destino para este fim-de-semana”.

Comungando da mesma opinião do autarca, os expositores acreditam que todos os caminhos vão dar este fim-de-semana a Ribeira da Barca, apesar de hoje terem registado “pouca venda”.

Paralelamente ao evento, serão realizadas actividades náuticas, e ainda passeio de botes às “principais maravilhas” do concelho de Santa Catarina, perto da localidade de Ribeira da Barca, nomeadamente, Águas Belas, Pilão (Achada Leite) e baia de Angra.

Constam ainda venda de artesanato, animação cultural, com actuação de grupos de batuco e artistas diversos, sendo que a animação musical vai estar a cargo de dois jovens locais, o DJ Platiny e MC Neginho.

Tendo em conta que a localidade é afectada pela apanha de areia, vai-se realizar este sábado um workshop sobre esta problemática e ainda sobre “alimentos seguros”.

FM/JMV

Inforpress/Fim