Santa Catarina: Moreia Festival arranca esta sexta-feira em Ribeira da Barca com 20 stands de alimentação

Assomada, 30 Ago (Inforpress) – A primeira edição do Moreira Festival, que tem como palco a vila piscatória de Ribeira da Barca, no concelho de Santa Catarina, ilha de Santiago, arranca esta sexta-feira, com 20 stands de alimentação.

A informação foi avançada hoje à Inforpress, pelo vereador em exercício do pelouro da Economia Local e Inovação, Vladmir Brito, tendo garantido que tudo vai estar pronto para a feira gastronómica de três dias, aprazada para a partir das 16:00 de sexta-feira.

É que segundo ele, ainda hoje, todos os palcos e stands de alimentação vão estar montados para o arranque da iniciativa que, além de promover e valorizar a gastronomia local, tem como principal objectivo dar a conhecer as potencialidades de Ribeira da Barca.

Relativamente aos stands de alimentação, em que os “feirantes” vão contribuir com 2.000 escudos, o autarca informou que além dos visitantes degustarem este produto muito aceite [moreia frita] por quem visita este município do interior de Santiago, as pessoas vão ter, ainda, a oportunidade de degustarem outros produtos do mar e da gastronomia local.

Vladmir Brito avisa que o evento vai ter uma “fiscalização rigorosa”, isto é, segundo ele não será permitido venda por parte das pessoas e nem dos bares/restaurantes ao redor e dentro do espaço definido para acolher o certame.

Entretanto, fez saber que fora do perímetro definido pela edilidade as pessoas podem fazer as suas vendas.

Na ocasião, o autarca assegurou que “Moreia Festival” vai fazer parte de uma das actividades de Verão da Câmara Municipal de Santa Catarina, prevendo a sua continuidade no próximo ano, e com “maior destaque”, tendo em conta que toda a orla marítima de Ribeira da Barca vai estar reabilitada.

O também vereador do Ambiente e Saneamento, que convidou as pessoas a se deslocarem àquela vila piscatória, apelou, igualmente, ao civismo e que as pessoas mantenham os espaços “bem limpos”.

Paralelamente ao evento serão realizadas actividades náuticas, e ainda passeio de botes as “principais maravilhas” do concelho de Santa Catarina, perto da localidade de Ribeira da Barca, nomeadamente, Águas Belas, Pilão (Achada Leite) e baia de Angra.

Constam ainda venda de artesanato, animação cultural com actuação de grupos de batuco Mito Kaskas (31 de Agosto), grupos de batuco e Titio Belo Freire (01 de Setembro) e grupos de batuco, BSB (02 Setembro), sendo que a animação musical vai estar a cargo de dois jovens locais, o DJ Platiny e MC Neginho.

Tendo em conta que a localidade é afectada pela apanha de areia vai-se realizar um workshop sobre esta problemática e ainda sobre “alimentos seguros”, todos no dia 01 de Setembro.

O evento, organizado pela autarquia de Santa Catarina e que conta com parceria de empresas locais, está orçado em 1.800 contos.

FM/CP

Inforpress/Fim