Santa Catarina: Moradores de Lém Estrada sem água há mais de cinco meses

Assomada, 05 Abr (Inforpress) – As torneiras das casas de Lém de Estrada, em Ribeira da Barca, interior de Santa Catarina (ilha de Santiago) estão secas desde Novembro devido a avaria nas tubulações.

Segundo os moradores, há cinco meses que a água não chega às suas casas, e, para terem acesso a esse líquido, no chafariz de Cantu Fom, têm de percorrer diariamente, vários quilómetros.

O presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras da Ribeira da Barca, José Rui Oliveira, lamentou a situação e pede uma solução urgente, alegando que os moradores “não podem continuar a pagar uma coisa de que não usufruem”.

Com esta crise de água, as mulheres e as crianças têm se deslocado diariamente ao chafariz de Cantu Fom para comprar uma “bóia” de água por 50 escudos, informou o representante dos moradores, que já contactaram a empresa Águas de Santiago (AdS).

Em comunicado enviado à Inforpress, a AdS confirmou a avaria nas tubulações, mas assegura que o problema já está sendo equacionado e que, “brevemente”, será restabelecido o fornecimento de água.

A emprtesa informa ainda, que as famílias são abastecidas, regularmente, através de camião autotanque e que nas outras localidades da Ribeira da Barca, o abastecimento está sendo assegurado, normalmente, tanto na rede pública como nos chafarizes.

AM/CP
Inforpress/Fim