Santa Catarina: Localidade de João Dias ganha jardim infantil num investimento de 1500 contos

Assomada, 19 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina (Santiago) inaugurou hoje um jardim infantil, na localidade de João Dias, visando dar às crianças dessa comunidade rural um espaço e ensino pré-escolar de qualidade.

Segundo a vereadora do Desenvolvimento Social, Isabel Monteiro, a reabilitação dos jardins infantis constitui uma “preocupação enorme” da câmara, razão pela qual fizeram esta intervenção no de João Dias, frisando que a edilidade prevê reabilitar outros espaços degradados no próximo ano.

A infra-estrutura, ora inaugurada, passou pela colocação de um novo tecto, reabilitação da casa de banho e cozinha e ainda foi equipada com novos mobiliários, beneficiando 30 crianças a serem orientadas por duas monitoras, em parceria com o Ministério da Família e Inclusão Social, num investimento de 1500 contos.

Isabel Monteiro admitiu que nesse município, que alberga 48 jardins, apesar de algumas reabilitações já feitas ao longo desses dois anos de mandato, ainda muitos carecem de intervenções a nível de pintura, construções de casa de banho e cozinha, uma aposta a ser feita no próximo ano, em parceria com Ministério da Família e Inclusão Social e outros parceiros.

Na ocasião, informou que a inauguração do jardim infantil no bairro de Nhagar (Assomada), inicialmente prevista para hoje, foi adiada para próxima semana, porque faltam terminar as pinturas.

No espaço a ser inaugurado “nos próximos dias”, foi posto um tecto novo e sofreu intervenções na casa de banho e cozinha, prevendo-se beneficiar cerca de 50 crianças que vão ser acompanhadas por duas monitoras, um esforço financeiro avaliado em 1000 contos.

O acto de inauguração da obra, enquadrada nas festividades do Dia do Município e santa padroeira Santa Catarina, que se assinala a 25 de Novembro, foi co-presidido pelo edil, José Alves Fernandes, pela directora nacional da Família e Inclusão Social, Mónica Furtado e pelo presidente da Assembleia Municipal, Eurico da Moura, e contou com a presença do delegado do Ministério da Educação, Pedro Monteiro.

FM/Fim

Inforpress/fim