Santa Catarina: Lançado livro de Celestino Almada com temas actuais e histórias de Santiago Norte

 

Assomada, 09 Mar (Inforpress) – O livro intitulado “Os Coelhos e seus parentes, empregados e amigos”, da autoria de Celestino dos Santos Almada, que traz temas actuais com ênfase na história administrativa de Santiago Norte, foi lançado hoje, em Assomada, Santa Catarina.

O acto do lançamento da obra do primeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, que teve a sua primeira edição não comercializada em 2011, antes da sua morte, que teve uma tiragem de 50 livros distribuída apenas a familiares e amigos, é dado à estampa pela Livraria Pedro Cardoso (LPC), cujo lançamento teve como apresentadora a professora universitária Manuela Silva.

Em declarações à Inforpress, a apresentadora destacou o facto de o romance de ficção trazer “histórias interessantes da realidade contemporânea”, designadamente a história da administração autárquica em Santa Catarina (Santiago Norte), solidariedade social, cidadania, emigração de uma forma “muito subtil”, empreendedorismo e solidariedade social.

Mesmo tendo duas histórias de amor, uma entre o casal Coelho, em que o marido emigra para os Estados Unidos da América pouco dias depois de ter desposado a esposa e regressa depois de 30 anos, e outra entre uma sobrinha do casal que não tinha filhos, com um dos seus empregados da loja, segundo a apresentadora o foco do autor não foi o amor.

Isto porque, ajuntou, estas histórias de amor “não se dá conta” no livro, que considerou de “fácil leitura e inacabado”.

Por outro lado, informou que mesmo trazendo a temática administração autárquica, já que o autor foi autarca, não se põe em causa a vertente auto bibliográfico no livro, até porque a história começa no século XIX  e não está escrito na primeira pessoa.

Por sua vez, um dos filhos do autor, Aquiles Almada, explicou que o livro que foi lançado pelo pai numa “edição do autor restrita” antes do seu falecimento, contínua com o mesmo conteúdo, mas que no entanto, a editora deu o “cunho próprio, mancha gráfica, nova capa e uma edição mais profissional”.

Aquiles Almada, que falava em nome dos outros filhos, disse que recebem esta “nova e verdadeira edição” com “muita alegria”, porque se está a homenagear o pai deles.

Na ocasião, o administrador da LPC, Mário Silva, comprometeu-se a dar uma “divulgação ampla” à esta obra e, igualmente, a continuidade às publicações de outras obras deixadas por publicar, daquele que apelidou de “grande homem” de Santiago Norte.

Celestino dos Santos Almada nasceu em Achada Falcão, em 1950, tendo-se graduado em Administração Autárquica nos anos 80, em Coimbra (Portugal), no então Centro de Estudos de Formação Autárquica.

Falecido em 2012, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, que englobava São Salvador Mundo,  entre 1992 e 1996.

FM/AA

Inforpress/Fim