sarıyer haberleri">

Santa Catarina do Fogo: Edilidade vai criar gabinete municipal de empreendedorismo e quer pólo de formação profissional

 

São Filipe, 23 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo vai criar nos próximos tempos um gabinete municipal de empreendedorismo, mas reivindica também a criação de um pólo de formação profissional.

O anúncio da criação do gabinete municipal de empreendedorismo aconteceu na quarta-feira durante um encontro de empreendedorismo destinado a jovens do 12º ano, da área Económica e alguns empresários locais, promovido pela edilidade no quadro das festas do Dia do Município.

“Estamos a pensar na criação de um gabinete municipal de empreendedorismo, mas o pólo de formação profissional é necessário”, disse Alberto Nunes, explicando que como ainda o município não dispõe deste serviço a edilidade está a articular com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para que isso venha a acontecer.

Acrescentou que as duas instituições estão a trabalhar em parceria e tem um programa conjunto que vai ser discutido nos próximos dias.

Com a realização do encontro de empreendedorismo com alunos da escola secundária, Alberto Nunes disse que escolheu este tema, tendo em conta a necessidade que os jovens e as pessoas com actividades de negócios têm de interiorizar o sentido de empreendedorismo, porque, explica, “no dia-a-dia entende que há várias dificuldades, quer no município quer na ilha no seu todo”, que precisam ser resolvidas.

Segundo o autarca, durante o encontro, que decorreu no auditório municipal, os participantes, na sua maioria alunos, levantaram um conjunto de problemas que tem a ver com a questão do conhecimento de coisas simples como de atendimento público, protocolo e feitura de simples orçamento.

O edil disse que a maior dificuldade é que as pessoas entendem sempre que cabe à Câmara resolver todos os problemas.

“Nos outros municípios existe o sector privado a funcionar, mas em Santa Catarina do Fogo o sector privado é incipiente e tudo passa pela Câmara, desde procura de emprego, passando pelo financiamento das actividades das organizações da sociedade civil”, afirma o edil, para quem as organizações devem buscar financiamento fora da edilidade, que deverá comparticipar.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, a realização do encontro serviu para as pessoas se aperceberem que a edilidade não pode resolver tudo, observando que debate do género será continuado depois das festas para conscientizar as pessoas para criação de empresas.

Alberto Nunes advoga que nos 14 meses da sua gestão, a sua equipa tem estado a sensibilizar os potenciais investidores para aproveitarem as potencialidades que Santa Catarina oferecem e façam investimentos.

Salientou que edilidade está a investir nas áreas de infra-estruturação do município e de educação, por exemplo, mas que há sectores em que os privados têm de entrar.

A edilidade, segundo o mesmo, está a aproveitar a vinda este ano de um número expressivo de emigrantes, dos Estados Unidos e de Portugal, neste período de festa, para incentiva-los a procurarem áreas de investimentos.

O autarca admite que isso passa pela mudança de atitude e mentalidade para o aproveitar as potencialidades, porque, segundo o mesmo, “há pessoas do município com recursos mas não investem”.

JR /JMV

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon