Santa Catarina: Guineenses celebram 44 anos da independência da Guiné-Bissau com actividades desportivas e culturais

 

Assomada, 24 Set (Inforpress) – A comunidade guineense no município de Santa Catarina, na ilha de Santiago, assinalou hoje o 44º aniversário da Independência de Guiné-Bissau, sob o lema “Pá no Uni, Pá no Mama”, com várias actividades desportivas e culturais.

À Inforpress, António Monteiro, da comissão organizadora, explicou que tendo em conta que a comunidade no município é “bastante numerosa”, ou seja, mais de 2000 guineenses, não podiam deixar a data passar despercebida.

No desporto, foi realizado um jogo de futebol entre os veteranos e os mais jovens, sendo que a entrega dos troféus, aprazada para as 17:00, vai encerrar as actividades.

Das actividades culturais constam um almoço com pratos típicos da Guiné-Bissau, músicas tradicionais, exposições, exibição de filmes e debate sobre a luta pela libertação nacional e ainda entoação do hino nacional do país pelas crianças.

Tendo em conta a situação política que se vive no país, escolheram o lema “Pá uni, Pá no Mama”, para mostrar que estão a acompanhar toda situação neste país africano e que estão “unidos”.

“Mesmo não estando no país estamos a viver esta crise, todos os dias através da comunicação social”, disse, acrescentando que mesmo sendo uma situação que já estão acostumados, o que mais almejam é que venham “dias melhores para Guiné-Bissau”.

Guiné-Bissau tornou-se independente de Portugal, em 24 de Setembro de 1973.

FM/CP

Inforpress/Fim