Santa Catarina: Cidade de Assomada recebe pela primeira vez projecto Uni-CV Kids

Assomada, 22 Jul (Inforpress) – A cidade de Assomada, no concelho de Santa Catarina, recebe, pela primeira vez, o projecto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) intitulado “Uni-CV Kids”, que pretende incutir a produção de conhecimentos nas crianças.

O projecto Kids Uni-CV tem como objectivos estimular, nas crianças de famílias menos favorecidas e/ou que enfrentam problemas sociais e familiares, a vontade de vir a abraçar os estudos universitários, fomentar a aprendizagem da Língua Inglesa e o acesso ao ensino superior nas comunidades mais necessidades, prover às crianças em situação de risco um instrumento de comunicação de/e para o futuro.

Disponibilizar uma actividade enriquecedora durante o período de férias escolares, desenvolver habilidades individuais e colectivas no trabalho em grupo, promover a inclusão de crianças em situação de risco, são outras finalidades do projecto.

O projecto visa, ainda, proporcionar aos estudantes do 3º ano do curso de Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Ingleses (ramo ensino), a possibilidade de trabalharem as competências adquiridas em Metodologias do Ensino do Inglês, para que se evite que cheguem ao estágio pedagógico sem qualquer experiência enquanto professores.

O evento, que já vai na sua IV edição, decorre pela primeira vez em três municípios diferentes: Praia, São Vicente e Santa Catarina (Assomada), onde vai desenvolver durante este período de férias (Julho a Agosto) várias actividades como tecnologias, jornalismo, línguas e biologia.

Entretanto, a universidade pública tem como objectivo aumentar o número de cursos e expandir mais e atingir a meta de todas as ilhas.

O projecto surgiu em 2009, em São Vicente, com cerca de 40 crianças, numa parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e o patrocínio da CVMóvel, sendo que as Aldeias SOS se juntaram a esta parceria.

FM

Inforpress/Fim