Santa Catarina: Cães vadios dizimam oito cabras na localidade de Palha Carga dos Engenhos

 

Cidade da Praia, 29 Nov (Inforpress) – Cães vadios voltam a fazer estrago no gado no interior da ilha de Santiago, dizimando desta vez oito cabras, sendo que quatro estavam prenhas, causando assim prejuízo para a criadora Domingas Freire, de Palha Carga dos Engenhos.

Segundo contou à Inforpress a filha Celene Monteiro, na manhã de terça-feira, quando a sua mãe foi cuidar do gado, que ficava amarado em frente à casa, encontrou todos os animais no chão.

Conforme explicou, esses cães comeram duas cabras e atacaram as restantes, causando a morte a oito cabeças, inclusive quatro desses animais estavam no fim da gestação.

Informou que hoje vão tentar salvar junto da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente de Santa Catarina, mais uma cabra que ficou gravemente ferida e quatro cabritinhos.

Nesse ano de mau ano agrícola e de seca, Celene Monteiro aproveita para apelar às autoridades a tomarem uma medida com os cães vadios, que têm dizimado o gado dos criadores no meio rural e têm atacado as pessoas tanto no meio urbano, como no rural.

“Peço que matem esses animais ou que tomem alguma medida, porque a minha mãe cuida dos seus animais como sendo um filho, porque é dali que ela tira o seu ganha-pão e o sustento da família. Não é fácil nessa época de seca ver cães a matar outros animais”, realçou.

Recentemente, essa mesma família do interior de Santa Catarina deparou-se com a morte de dez galinhas de uma só vez e até o momento não conseguiram obter uma explicação sobre esse caso, que Celene Monteiro considera de “anormal”.

AM/ZS

Inforpress/Fim