Santa Catarina: Autarquia ambiciona construir um parque industrial para criar mais emprego no concelho

Assomada, 14 Jul (Inforpress) – O edil de Santa Catarina (ilha de Santiago) anunciou hoje que a autarquia ambiciona construir um parque industrial na vila de Achada Falcão, como forma de criar mais emprego e gerar mais riqueza para o concelho.

“O parque industrial vai servir tanto para instalar empresas em Santa Catarina, e consequentemente vai ter um reflexo directo na redução do desemprego, tendo em conta que é o sector privado a alavanca da criação de emprego”, afirmou José Alves Fernandes, em declarações à Inforpress.

O autarca adiantou que de momento já estão a trabalhar no projecto em parceria com o Governo e contando também com o engajamento do sector privado para a sua materialização “nos próximos tempos”.

Conforme explicou, com o processo de requalificação do centro da cidade de Assomada, em curso, cujo término das obras está previsto para Setembro deste ano, há uma necessidade desta reorganização.

Neste sentido, informou que estão a realizar um trabalho de sensibilização junto das empresas sediadas no concelho [no centro da cidade de Assomada], que têm mostrado interesse em instalarem, no futuro, um parque industrial, nomeadamente na área de venda de inertes.

Para além de empresas do ramo de inertes, segundo o autarca, prevê-se ainda a instalação de empresas de outros sectores.

José Alves Fernandes, lembrou, entretanto, que no próprio Plano Director Municipal (PDM), [aquele terreno] indica o uso para este ramo, avançando que para além de ceder terrenos às empresas, vão criar também outras infraestruturas dentro daquela área, tais como rede de energia e de água e ainda acessibilidades.

Tendo em conta que o parque industrial vai exigir algum investimento e por que a maioria de terrenos nessa localidade pertence a privados, Fernandes avançou à Inforpress que vão desencadear este processo conjuntamente com o sector privado, principalmente, contando também com o apoio do Governo, no sentido de os ajudar na aquisição dos terrenos.

O autarca lembrou ainda, que a vila em apreço tem condições para albergar o Parque Industrial, tendo em conta que ali vai ser construído um Estádio Municipal – que considera de regional, sublinhando que além do mais já dispõe de um Hospital, uma Escola Secundária e uma universidade.

FM/FP

Inforpress/Fim