Santa Catarina: Associação de Santiago Norte realiza primeiro torneio de xadrez semi-rápido em Assomada

 

Assomada, 02 Mar (Inforpress)- A Associação de Xadrez de Santiago Norte (AXSN) realiza, de 03 a 10 de Março, na cidade de Assomada, no concelho de Santa Catarina, o primeiro torneiro de xadrez semi-rápido, com o objectivo de promover a prática da actividade xadrezística.

A informação foi dada à Inforpress pelo presidente da AXSN, Arlindo Ramos, indicando que a prova, que terá como palco o Centro Cultural Norberto Tavares (CCNT) é destinada apenas aos jogadores daquele município do interior de Santiago, tanto crianças e jovens que saibam jogar e adultos de ambos os sexos.

Segundo este responsável, o certame, que conta com apoio da Câmara Municipal de Santa Catarina, através do pelouro do Desporto e que até o momento conta com mais de 20 inscritos, será disputado no sistema de todos contra todos, em que cada partida terá a duração 15 minutos, com início agendado para partir das 14:00.

O presidente da AXSN pediu à toda população santa-catarinense e não só a irem ver os jogos e a passarem “tardes diferentes” durante uma semana.

Os primeiros três classificados receberão prémios monetários no valor de 5.000, 3.000 e 2.000, respectivamente e medalhas.

Entretanto, informou que a associação, inicialmente criada apenas para Santa Catarina e que agora é designada de Associação de Xadrez de Santiago Norte, pretende levar a mesma iniciativa a todos os municípios daquela região, esperando contar, igualmente, com as autarquias locais.

Realizações de campeonatos regionais, participação de atletas no campeonato nacional, palestras e entrada na Federação de Xadrez de Cabo Verde são algumas das prioridades apontadas para este ano.

Aliás, está programada para dia 19 do corrente uma palestra sobre a importância do xadrez no ensino aprendizado, em Assomada, a ser proferida pelo sociólogo Henrique Varela.

Criada em Janeiro de2018, a AXSN conta com 18 associados e é dirigida por um Conselho Directivo composto por cinco membros.

FM/JMV

Inforpres/Fim