Sal: África Avanza inclui pela primeira vez atenção médica e cirúrgica em Nefrologia e Urologia

 

Espargos, 30 Jun. (Inforpress) – A equipa de médicos da Associação África Avanza, Espanha, Bilbao, volta ao Sal no dia 14 de Julho para consultas e cirurgias, incluindo novas especialidades médicas – Nefrologia e Urologia -, no seu programa “Médicos Solidários para Cabo Verde”.

A ONG África Avanza e o Hospital Público do Sal incluem pela primeira vez a atenção médica e cirúrgica nas especialidades de Nefrologia e Urología, “muito necessárias” pela “alta demanda” de atenção existente na ilha do Sal, neste capítulo, segundo uma nota a que Inforpress teve acesso.

Conforme a mesma fonte, trata-se de áreas que durante a cooperação de quase cinco anos não foram atendidas no âmbito do programa “Médicos Solidários para Cabo Verde, e cujas terapêuticas vão dar respostas à “grande” precisão, na ilha.

As primeiras consultas acontecem já no mês de Julho, altura em que a equipa de médicos voluntários, espanhóis, deverá permanecer por uma semana na ilha, enquanto a próxima missão está programada para Setembro do corrente ano.

Nefrologia é uma especialidade do âmbito da Medicina Interna que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças do rim, e urologia é uma especialidade cirúrgica da medicina que trata do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor dos homens.

“Estas boas notícias são possíveis graças à participação de dois novos médicos voluntários da associação, com uma ampla trajectória profissional. Trata-se da doutora Olga González Peña, nefróloga, do Hospital de Basurto em Bilbao e do médico Emilio García Galisteo, urólogo do Hospital Regional Universitário de Málaga”, lê-se no documento.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

SC/JMV

Inforpress/Fim