Rússia vai continuar a apoiar Cabo Verde nas diferentes áreas de cooperação – embaixador

Cidade da Praia, 13 Jun (Inforpress) – O embaixador da Rússia em Cabo Verde afirmou terça-feira que o seu país vai continuar a apoiar Cabo Verde nas diferentes áreas de intervenção, com vista ao reforço das relações de cooperação e amizade existentes entre os dois países.

Vladimir Grigorievich fez estas afirmações na cidade da Praia, durante a cerimónia comemorativa do dia Nacional da Federação Russa, que se celebra a 12 de Junho.

Na ocasião, o diplomata enalteceu o nível de cooperação entre Cabo Verde e Rússia, que considera “muito profundo”, afirmando que os princípios fundamentais da politica externa russa de “múltiplos vectores e pragmatismo” constituem o elemento central da politica externa de Cabo Verde.

“Em Cabo Verde, a nossa politica é construída sobre o respeito pela escolha do povo cabo-verdiano e pelos seus valores culturais.

Saudamos as orientações de Cabo Verde pelos padrões mundiais nas diversas áreas de tecnologia de gestão e educação”, disse, frisando que para a Rússia é importante que se lembrem das páginas conjuntas do passado histórico ligado à luta pela independência de Cabo Verde.

Durante a sua intervenção, Vladimir Grigorievich sublinhou que na politica externa o seu país vai continuar a seguir o curso independente baseado nos seus valores prioritários e nos interesses nacionais.

“A Rússia possui as mais avançadas tecnologias militares. Os sistemas de armas são baseados em novos princípios físicos”, destacou, reiterando, por outro lado, que o poderio militar da Rússia “não é uma ameaça à paz mundial, mas sim a sua garantia”.

De acordo com o diplomata, o continente africano é a nova prioridade da politica externa da Rússia, afirmando que os países africanos compartilham os mesmos valores fundamentais, nomeadamente a independência, democracia e prosperidade.

As relações diplomáticas entre Cabo Verde e Rússia foram estabelecidas no dia 14 de Julho de 1975, seis dias após a proclamação da independência nacional.

O exercício das relações humanitárias e da cooperação na área da educação tem desempenhado um papel relevante no fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os dois países.

O dia da Rússia comemora-se a 12 de Junho, tendo nessa data o Congresso dos Deputados dos Povo promulgado a declaração estatal da Rússia na qual foi proclamada a supremacia da Constituição da Rússia e de suas leis.

CM/JMV

Inforpress/Fim