Ribeira Grande de Santiago: Projecto beneficia 10 mulheres com formação em micro jardinagem

Cidade da Praia, 07 Dez (Inforpress) – Uma dezena de mulheres chefes de família do município da Ribeira Grande de Santiago foi beneficiada com formação e equipamentos para iniciar as actividades na área de micro jardinagem, no âmbito do projecto de promoção de empregos locais.

Segundo coordenador do projecto, Nilton Gonçalves, a formação em micro jardinagem e hidroponia, realizada pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago em parceria com a congénere da Praia, decorreu de 08 a 31 de Outubro.

Para além da formação em micro jardinagem e hidropónica, as mulheres foram beneficiadas, posteriormente, com formações em empreendedorismo e noções básicas e sobre o negócio convencional e a formação em segurança alimentar na óptica da produção e do consumidor.

O ciclo de formações culminou hoje com entrega de certificados e dos equipamentos para iniciarem a produção para posterior comercialização.

Os equipamentos incluem uma bancada de micro jardinagem e os respetivos kits podendo as mulheres dar início à produção tanto das plantas ornamentais, como das fruteiras e plantas medicinais nas suas casas ou no viveiro municipal, inaugurado hoje pelo edil, Manuel de Pina.

“Consideramos que essas mulheres, que são chefes de família, estão agora aptas para fazer a sua produção e comercialização dos produtos e, desta forma, ter rendimento para garantir do sustento das suas famílias”, disse o coordenador do projecto.

“Promoção de Emprego Locais” é um projecto da Câmara Municipal da Praia que tem como foco principal as mulheres chefes de família e encontra-se inserido no programa de mitigação da seca e do mau agrícola, tendo em vista o empoderamento das famílias para garantir o seu autossustento.

MJB/CP

Inforpress/fim