Requalificação urbana: Governo vai apoiar a Câmara Municipal da Praia com um milhão de contos nos próximos dois anos

 

Cidade da Praia, 26 Jan. (Inforpress) – O Governo vai apoiar a Câmara da Praia nos próximos dois anos com cerca de um milhão de contos para investimentos em obras de requalificação desta cidade , com orografia diversificada e que sofre de “um rápido e mal crescimento”.

Este anúncio foi feito à imprensa hoje pela ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, durante uma visita, conjunta com o autarca, Óscar Santos, esta manhã, a algumas obras em construção pela autarquia em diversos pontos da Cidade da Praia, em cuja a edilidade promete investir mais de 400 mil contos em construções só este ano.

A governante enaltece o facto da Câmara da Praia ter estado a investir, sobretudo, na requalificação urbana, tendo avançado que o executivo tem um “programa de parcerias” com as câmaras municipais, com a qual a da capital vai beneficiar de um montante significativo dentro do pacote global a ser investido nos concelhos.

Eunice Silva mostrou-se grata com o desenrolar de obras, consideradas emblemáticas, tendo reconhecido a dinâmica da Câmara, razão pela qual sublinhou que o Governo vai mesmo apoiar a autarquia, visando a requalificação urbana, acessibilidade e reabilitação de habitações das famílias em dificuldades, mormente aquelas que tenham tectos a cair.

Já o edil, Óscar Santos, disse que a visita permitiu avaliar as obras em andamento e, ao mesmo tempo, mostrar ao Governo as necessidades que a cidade precisa, alegando que a parte oeste e norte da urbe capital tem um défice enorme de urbanização, pelo que almeja contar com o apoio governamental para mitigar este problema nos próximos dois anos.

Dificuldades de drenagem, associados ao calcetamento, falta de espaços verdes, são apontados pelo autarca como as reais necessidades destas localidades que, a seu ver, acarretam investimentos enormes que a autarquia, sozinha, não conseguir suportar, para satisfazer as necessidade da população.

Ainda assim, anunciou para os próximos dias a inauguração de alguns projectos. Para hoje, o calcetamento no bairro do Palmarejo e na próxima semana às localidades de Eugénio Lima, Ponta d’Água, São Paulo, de entre um conjunto de obras consideradas prioritárias para resolver o problema de acessibilidade e da limpeza urbana.

Aponta ainda outras obras, das mais estruturantes, em andamento, como as para drenagens de água no Cobão/Fontão, encosta de Moinhos e arranque em breve de outras nas localidades de Pensamento.

Nesta visita, os integrantes da delegação governamental e camarária inteiraram-se do andamento das obras em curso em Palmarejo, Meio de Achada Santo António, Lém Ferreira (Rua Pedonal), Achada Grande Frente e Achada Grande Trás, Castelão, Ponta d’Água, Achada São Filipe, Pensamento e Várzea.

SR/JMV

Inforpress/Fim