Estado da Nação: Reformas em curso têm estado a mudar o País na senda do desenvolvimento, diz MpD

Cidade da Praia, 27 Jul. (Inforpress) – O grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD – no poder) disse hoje que as reformas levadas em curso têm estado a mudar o panorama paulatinamente do País na senda do desenvolvimento com “confiança, determinação e optimismo”.

Ao analisar o Estado da Nação, o presidente do Grupo Parlamentar do MpD, Rui Figueiredo Soares, considerou que a confiança que os cabo-verdianos depositam na Nação são fontes de acrescida responsabilizarde àqueles a quem deram a tarefa de lhes representar.

Regozijou-se com a política desenvolvida pelo Governo durante este mandato, ressaltando que em 2017 o Produto Interno Bruto (PIB) registou uma taxa arredondada de 4 por cento (%), um crescimento efectivo de 2,9 % em relação a 2015, que o défice orçamental diminuiu 3% do PIB e a dívida pública baixou para 126,5%.

“Estes dados são suficientemente claros para demonstrar que a conjuntura económica continua a ser favorável, traduzindo na criação de mais empregos, de mais rendimentos para as famílias e de mais negócios para o país. A juntar o desemprego diminuiu, os empresários estão mais confiantes, o clima de negócios tende a melhorar”, sustentou.

Rui Figueiredo disse ainda que estes dados demonstram que o Governo está no “bom caminho”, a tal ponto de debruçar-se nas sondagens para elucidar que “se as eleições fossem hoje o MpD voltaria a ganhá-las”, razão pela qual critica a “falta de argumento” do PAICV (oposição) que “desvaloriza os dados, por falta de argumentos consistentes, credíveis e sólidos”.

Considera Rui Figueiredo, que o debate em curso oferece aos actores parlamentares a singular oportunidade de discutir os problemas do país, por se tratar de um momento que convida os deputados e o Governo a passarem um olhar “sério e profundo” sobre as políticas gerais desenvolvidas no país, com vista a satisfazer o desejo e a expectativa da população, tendo sempre em vista a realização do bem-comum.

SR/ZS

Inforpress/Fim