Rádio de Cabo Verde já tem Conselho de Redação 

Cidade da Praia, 24 Fev (Inforpress) – Os jornalistas da Rádio de Cabo Verde (RCV, da empresa RTC) elegeram sexta-feira, os colegas que vão integrar a primeiro Conselho de Redação desse órgão público de comunicação social.

Num total de 54 eleitores inscritos nos cadernos eleitorais votaram 41, dos quais foram apurados 39 válidos e dois brancos.

Para integrar o Conselho de Redacção na Praia foram eleitos os jornalistas Carlos Santos com 28 votos, Jefferson Gomes, 25 votos, Emerson Pimentel com 19 votos. O quarto membro será Benvindo Neves ou Nélio dos Santos que obtiveram 16.

De São Vicente foram eleitos Fonseca Soares com 22 votos e Maria de Lurdes (Milu) Rodrigues com 16 votos.

Apesar do artigo 6º do regulamento eleitoral estipular a repetição da eleição em caso de empate, um comunicado enviado à Inforpress pela AJOC, que apoiou o processo, indicou que a mesa da Assembleia Eleitoral entendeu que sendo um caso, a questão do empate pode ser resolvida na primeira reunião dos eleitos a ter lugar um semana após as eleições.

Caso não seja possível um entendimento, será realizada uma segunda volta, apenas entre os empatados.

O Conselho de Redacção tem como competências, entre outras, pronunciar-se sobre a designação ou demissão pela entidade proprietária do director e do director-adjunto, dar parecer sobre a elaboração e as alterações ao estatuto editorial, cooperar com a direcção do meio de comunicação social na orientação e política editorial e pronunciar-se sobre a responsabilidade disciplinar dos jornalistas profissionais.

É eleito democraticamente pelos membros da redacção, tornando-se assim, no órgão de representação profissional perante a direcção e a empresa. Através dele, a redacção pode pronunciar-se a respeito das decisões que afectam a sua actividade profissional.

Até agora apenas o Jornal A Nação e a Rádio de Cabo Verde conseguiram eleger o Conselho de Redacção.

A Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) congratula-se com a eleição na RCV e manifesta-se disponível para apoiar, em termos logísticos ou outros os restantes órgãos, na eleição do conselho de redacção.

“Entendemos que pela importância do órgão deve ser feito um esforço para que exista em todos os órgãos de comunicação social, conforme a lei em vigor”, refere  o comunicado da AJOC.

MJB/CP

Inforpress/fim