“Quem é feliz ganha mais vezes” – especialista em aula magna sobre “A força do optimismo”

 

Cidade da Praia, 11 Set (Inforpress) – O especialista português em Ciências do Desporto José Neto ministrou hoje, na Cidade da Praia, uma aula magna sobre “a força do optimismo como chama de sucesso” tendo destacado que “quem é feliz ganha mais vezes”.

José Neto, que se encontra na Cidade da Praia no âmbito de uma semana de formação em cultura e desporto, promovida pelo Ministério do Desporto, contando com o alto patrocínio da Presidência da República, falou nas formas de transformar uma adversidade numa oportunidade e as dificuldades em conquistas.

“Muitas vezes ao cair é preciso analisar como caímos, mas o mais importante é arranjar estratégias nos levantarmos”, salientou indicando que a estratégia é ser sempre positivo.

Nesta terça-feira o tema será preparar para ganhar, um tema que conforme adiantou vai dedicar à selecção nacional “os tubarões azuis” e ao treinador Lúcio Antunes que conforme adiantou estão numa fase “muito bonita e interessante”.

“Esse preparar para ganhar tem uma filosofia de conteúdos com algumas estratégias que quer na vida do futebol clube do Porto, quer na minha vida profissional e de outros clubes com quem partilho conhecimentos tem dado bons resultados”, sublinhou.

Na sua perspectiva a primeira estratégia para uma equipa vencer é sendo feliz.

“Quem é feliz ganha mais vezes” disse, adiantando que não consegue ver o treino numa perspectiva única, ou seja, físico, fisiológico e biológico.

“O treino tem de um alcance extraordinário em termos de qualificação total. Os cinco elementos do treino são o corpo, a mente, o desejo, natureza e sociedade. O corpo é aquilo que gente faz, a força a velocidade, a mente é aquilo que agente tem de pensar para fazer, a natureza é a modalidade em si, o desejo é a motivação para o fazer e a sociedade – ninguém faz nada sozinho”, precisou.

“As razões – o pior inimigo dos futebolistas”, “A importância da recuperação física e psicológica”, “As estratégias para a recuperação de forma efectiva”, “O exercício e a actividade física para saúde”, “Desporto como saúde, como cultura, como educação e como festa”, são outros temas para análise durante a semana.

Doutorado em ciências do desporto pela Universidade de Beira Interior, José Neto, professor da Universidade do Porto, possui o nível IV de treinadores de futebol UEFA-PRO e desde1998 realizou o curso de formadores e instrutores da UEFAA.

Pertenceu às equipas técnicas do FC Porto, SC Braga e Vitória de Guimarães, com as funções de observador, análise do jogo e metodologia do treino físico.

MJB/AA

Inforpress/Fim