Presidente do Parlamento das Canárias defende aliança com Cabo Verde para garantir melhor avanço no espaço da Macaronésia

 

Cidade da Praia, 31 Jan (Inforpress) – A presidente do Parlamento das Canárias, Carolina Darias San Sebastian, defendeu hoje, na Cidade da Praia, a necessidade de Cabo Verde e Canárias estabelecerem uma aliança e uma agenda de trabalho que lhes permita melhor avanço no espaço da macaronésia.

Esse desejo foi manifestado hoje ao primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante um encontro realizado no quadro da visita de cinco dias que empreende a Cabo Verde, a convite do seu homologo cabo-verdiano, Jorge Santos.

“Falamos das potencialidades e da necessidade de colaborarmos para tentarmos aproveitar as nossas potencialidades e factores que temos em comum, e sobretudo estabelecer uma agenda de trabalho e uma aliança que nos permitam avançar no espaço da macaronésia como um espaço vivo, que tem vida própria e que nos permita levar as nossas revindicações nas reuniões europeias”, disse.

De entre as potencialidades comuns existentes estão o turismo, tendo a presidente do Parlamento das Canárias recordado que as Canárias receberam em 2017 mais de 16 milhões de turistas.

“É uma quantidade impensável para Cabo Verde, mas nós sabemos das potencialidades do turismo em Cabo Verde. Não basta só crescer, mas sim crescer bem e nós podemos partilhar a nossa experiência”, disse aconselhando, entretanto, o país, a aposta na diversificação da economia.

O encontro com Ulisses Correia e Silva foi oportunidade para Carolina Darias San Sebastian manifestar também o desejo de ver firmado um protocolo de colaboração mútua entre os Parlamentos das Canárias e de Cabo Verde.

Para já, adiantou que vai se trabalhar num acordo de vontades e posteriormente se trabalhar nesse protocolo de colaboração mútua.

“Esse protocolo vai ser desenhado e estabelecido. Tem de ser aprovado pelo Parlamento das Canárias e como é habitual pelo Ministério de Interior da Espanha. Por isso, nós queremos fazer esse acordo de vontades para firmar esse protocolo de colaboração mútua e tentar estabelecer uma perenidade desses encontros bilaterais”, disse.

Para além de se encontrar com Ulisses Correia e Silva, Carolina Darias San Sebastian, visitou na manhã desta quarta-feira o Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) e Escola de Hotelaria de Turismo de Cabo Verde (EHTCV) e manteve um encontro com o presidente da Câmara Municipal da Praia.

No período da tarde vai ser recebido em visita de cortesia pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.

Da agenda constam ainda deslocações ás ilhas do Sal, São Vicente e Santo Antão.

MJB/FP

Inforpress/fim