Inicio Cultura Presidente da República vai condecorar o músico Morgadinho com primeiro grau da...

Presidente da República vai condecorar o músico Morgadinho com primeiro grau da Ordem do Dragoeiro

Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, vai conde condecorar com o primeiro grau da Ordem do Dragoeiro o músico-instrumentista, compositor e intérprete Morgadinho, numa cerimónia que “terá lugar em data a ser fixada brevemente”.

Jorge Carlos Fonseca avançou a informação nesta segunda-feira, 03, numa publicação efectuada na sua página da rede social Facebook.

Morgadinho, 90 anos, natural do Mindelo, fundou, juntamente com Luís Morais, Jean da Lomba, Toi d´Bibia e Frank Cavaquim, em 1966, na Holanda o lendário conjunto Voz de Cabo Verde.

Como Morgadinho, o “nominho” que a avô lhe deu, registou-se para sempre como uma das grandes personagens que enriquecem a cultura cabo-verdiana.

Para além do grupo Voz de Cabo Verde, o músico construiu uma carreira a solo como vocalista e trompetista, já com dois discos editados.

Morgadinho, que também toca guitarra baixo, admite, no entanto, que a sua grande paixão é, de facto, o trompete. O amor por esse instrumento de sopro nasceu ainda na infância, em S. Vicente, como recordava em 2004, em entrevista ao caderno Kriolidadi do extinto jornal A Semana.

Morgadinho, de seu nome próprio Joaquim Almeida, vai agora receber a medalha de 1ª classe da Ordem do Dragoeiro, a mais alta condecoração atribuída pelo Estado cabo-verdiano a personalidades da cultura.

GSF/FP

Inforpress/Fim