Inicio Cooperação Presidente da República envia mensagem de condolências ao seu homólogo do Burkina...

Presidente da República envia mensagem de condolências ao seu homólogo do Burkina Faso

Cidade da Praia, 07 Mar (Inforpress)- O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, endereçou na terça-feira, 06, uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Burkina Faso, pelas vítimas do atentado terrorista ocorrido, sexta-feira, 02, provocando a morte de dezenas de pessoas.

Na mensagem, o chefe de Estado cabo-verdiano “expressou condolências aos familiares das vítimas e ao povo irmão do Burkina Faso” tendo referido que foi com tristeza e profunda consternação que teve conhecimento do “ignóbil atentado terrorista” ocorrido na cidade de Ouagadougou, causando a morte de 28 pessoas.

“Os horríveis ataques de Ouagadougou são a ilustração inequívoca em como deveremos continuar a conjugar todos os esforços possíveis na nossa sub-região e nos foros internacionais, para que possamos encontrar os apoios necessários que nos permitam travar toda a tentativa de intimidação da parte dos terroristas”, sublinhou.

Jorge Carlos Fonseca encorajou o seu homologo, Roch Marc Christian Kaboré e ao Governo a continuarem a lutar para pôr fim ao clima de medo que os terroristas pretendem impor às populações, augurando rápidas melhoras aos feridos.

O atentado atingiu vários edifícios, entre os quais a Embaixada da França, o Instituto Francês e o Estado-Maior General das Forças Armadas.

Ao longo dos últimos anos, a capital do Burkina Faso tem sido frequentemente alvo de ataques jihadistas, nomeadamente contra locais frequentados por cidadãos ocidentais. Em Agosto de 2017, dois atacantes mataram 19 pessoas e feriram 21 outras num ataque a um restaurante localizado na principal avenida de Ouagadougou.

Na altura do ataque de sexta-feira, 02, três jornalistas cabo-verdianos estavam em Ouagadougou numa formação, mas estão fora de perigo.

AV/FP

Inforpress