Presidente da República se compromete a ser o embaixador dos I Jogos Africanos de Praia no Sal

 

Cidade da Praia, 06 Dez (Inforpress) – O Presidente da República comprometeu-se hoje a ser o embaixador de Cabo Verde nos I Jogos Africanos de Praia, em 2019, para ajudar e estimular o evento, fazendo com seja um grande capital de prestígio e de credibilidade para o país.

Jorge Carlos Fonseca assumiu esse compromisso ao visitar esta quarta-feira, pela primeira vez, as instalações do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), tendo sublinhado na ocasião que os I Jogos Africanos de Praia, que se realizam em 2019 na ilha do Sal, implicam um grande esforço de mobilização, de energias e de meios e que abraçam este movimento pelos ideais que transportam, em como através do desporto se pode conseguir um desenvolvimento humano harmonioso.

O Presidente da República sublinhou, por outro lado, acreditar que desporto e cultura são vectores decisivos para que um país seja verdadeiramente desenvolvido humanamente, tendo exortado a todo o país a abraçar estes ideais e valores, e que o próprio evento seja abraçado por toda a gente, “de Santo Antão a Brava”.

Entretanto, revelou ter tomado também conhecimento mais em pormenor da organização do COC aos I Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, tendo enaltecido ainda o gesto simbólico que foi a entrega da bandeira da missão olímpica aos Jogos Olímpicos de Rio 2016, assinada por todos os integrantes da comitiva de Cabo Verde.

Jorge Carlos Fonseca disse ter aproveitado a oportunidade para conhecer as instalações, os novos dirigentes e a estrutura física da organização, o que lhe permitiu sair com uma noção mais realista da dimensão dos desafios que a instituição tem pela frente.

Entretanto, a presidente do COC, Filomena Fortes, considerou “importante” a visita do mais alto magistrado da Nação à “Casa do Olimpismo”, sublinhando que Jorge Carlos Fonseca tem interesse por aquilo que o Comité tem feito.

Regozija-se pela oportunidade para os responsáveis COC explicar sobre os projectos e a missão em Cabo Verde, e aproveitou a ocasião para avançar que a Comissão Organizadora dos Jogos de Praia, COJOC da qual é presidente, já está oficialmente constituída, integrada ainda por Fernando Moeda e Max Stipanov, D. Alice e José Luís Gomes.

Revelou que neste momento está a ser preparado todo o dossier em termos de contrato e que ainda no final do mês chegará a Cabo Verde o secretário executivo do COJOC, um inglês especializado na organização dos Jogos Olímpicos, para ficar radicado na ilha do Sal em vista a preparação de todo este evento desportivo.

SR/FP

Inforpress/Fim