Presidente da CCISS reitera necessidade de uma nova política industrial em Cabo Verde

Cidade da Praia, 17 Abr (Inforpress) – O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento (CCISS), Jorge Spencer Lima, reiterou hoje, na Cidade da Praia, a necessidade de uma nova política industrial em Cabo Verde, evitando a concentração no sector do turismo.

“Turismo sim, porque é um ramo de negócio extremamente importante para Cabo Verde, mas não podemos viver só do turismo.   É extremamente perigoso desenvolver um país na base de uma monocultura de um produto”, disse Jorge Spencer Lima, paralelamente à visita do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva às empresas na Cidade da Praia.

Para além do turismo, o presidente da CCISS, Jorge Spencer Lima, defendeu a necessidade de Cabo Verde “apostar fortemente” na industrialização do país, visando a criação de mais emprego e o crescimento da economia.

“Precisamos produzir. Temos que investir na actividade produtiva para termos produtos e exportar. Somos membros de uma grande comunidade económica (CEDEAO) com cerca de 300 milhões de consumidores e praticamente não aproveitamos nada”, lamentou Jorge Spencer Lima.

O presidente da CCISS disse que na parte de bens e serviços a nível da CEDEAO, Cabo Verde está “extremamente prejudicado” porque não produz para exportar.

A industrialização vai transformar Cabo Verde num país exportador, afirmou o economista, durante a visita do primeiro-ministro às empresas na Cidade da Praia, enquadrada na I Semana do Sector Privado em Cabo Verde que acontece de 17 a 24 de Abril.

Jorge Spencer Lima disse que há já alguma sensibilidade da parte do Governo no sentido da industrialização do país e destacou um documento consensualizado pelas câmaras de comércio e apresentado ao executivo que estabelece uma nova política industrial em Cabo Verde.

A visita do primeiro-ministro às empresas da capital antecede a quarta reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Empresarial, que se realiza na próxima segunda-feira, na Cidade Praia.

JL/AA

Inforpress/Fim