Preços de produtos importados em Cabo Verde diminuem 2,1% em Fevereiro

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) –  Os preços dos produtos importados diminuíram 2,1 por cento (%) no mês de Fevereiro de 2019, valor inferior em 0,5 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, conforme o Índice de Preços do Comércio Externo, divulgado hoje pelo INE.

Em Fevereiro de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística, o índice de preço da importação situou-se em 105,0 tendo conhecido um decréscimo de 2,1%, relativamente ao mês anterior, enquanto os índices subjacente e volátil na importação verificaram no mesmo mês um decréscimos de 2,1% e de 2,0%, respectivamente, face ao mês de Janeiro.

Segundo os dados divulgados, a variação positiva que contribuiu para a atenuar a descida do índice ocorreu no grupo, “Bens Intermédios” (2,8%), devendo fundamentalmente pela subida dos preços de “peças para material de transporte” (48,5%).

Entretanto, as diminuições dos preços mais expressivos ocorreram nas seguintes categorias de grupos: “Bens de Consumo” (-3,3%) explicada essencialmente pela descida dos preços de “produtos alimentares primários” (-5,6%); “Bens de capital” (-5,5%) justificada pela descida de preços de “máquinas” (-5,5%) e “Combustíveis” (-2,6%), justifica-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-2,6%).

Em termos homólogos, o índice de preço da importação aumentou 7,3%, relativamente ao mês de Fevereiro de 2018, tendo os índices subjacente e volátil na importação verificado, em Fevereiro de 2019, acréscimos de 8,8% e de 3,8% respectivamente relativamente ao mês de Fevereiro de 2018.

Em relação à exportação, os dados indicam que no mês de Fevereiro de 2019 situou-se em 103,7, correspondendo a um decréscimo de 1,7%, face ao mês anterior, tendo os índices subjacente e volátil na exportação verificado um decréscimo de 1,6% e de 1,8%, respectivamente face ao mês de Janeiro.

Em termos homólogos a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em 2,6%.

O índice de termos de troca registou um ligeiro aumento de 0,5%, comparativamente ao mês de Janeiro de 2019 e, em termos homólogos situou-se em 98,8 com uma taxa de variação homóloga negativa de (3,8) %.

O Índice de Preços do Comércio Externo (ICE) é um indicador que tem por finalidade obter informação mensal sobre a evolução dos preços das trocas comerciais entre Cabo Verde e o resto do mundo. Trata-se de uma estatística baseada num registo administrativo, em que se proporcionam informações muito valiosas sobre o valor estatístico e a quantidade transaccionada em cada operação aduaneira. Portanto, se realiza com baixo custo já que não se fazem inquéritos às empresas importadoras e exportadoras.

AM/ZS

Inforpress/Fim