Praia: Vereadora faz balanço “bastante positivo” da VI edição de Actividades Tempo Livre (ATL)

Cidade da Praia, 24 Ago (Inforpress) – A vereadora da Acção Social e Género da Câmara Municipal da Praia classificou de “bastante positivo” a VI decisão “ATL Cidadão Mirim” (Actividades Tempo Livre), que terminou hoje, depois de três semanas de recreações em cinco bairros da capital.

A constatação foi feita em declarações aos jornalistas, à margem das actividades de encerramento do ATL, que aconteceram no Pavilhão Desportivo do Liceu Abílio Duarte, Palmarejo, na Cidade da Praia.

Ednalva Cardoso justificou essa posição, afirmando que a mensagem de educação para cidadania foi passada e que as crianças participaram em grande número.

“Foram treze oficinas e trabalharam diversos temas, como a biologia, educação ambiental e para a cidadania, assim como outras questões que as crianças dos bairros têm necessidades de trabalhar”, fundamentou a vereadora.

Por isso, garantiu que esse programa é para continuar e que no próximo ano vai ser alargado para outros bairros, com a ideia de ultrapassar a fasquia de 170 crianças que participaram nesta edição.

“O objectivo do programa é consolidar-se em alguns bairros para no ano a seguir contemplar outros, de modo a se ter uma abrangência em toda a Cidade da Praia”, explicou.

Em termos de custos, informou que todas actividades ficaram orçadas em 1.500 contos e que a organização contou com apoios de algumas empresas, instituições públicas e privadas.

Este programa tem como objectivo proporcionar férias de Verão às crianças dos bairros mais carenciados e o desenvolvimento integral e bem-estar das mesmas, através do desenvolvimento de actividades educativas, lúdicas, recreativas, culturais e desportivas.

O ATL visa, ainda, promover o intercâmbio, a identificação e a inclusão da criança na comunidade, permitindo a transmissão de valores e atitudes fundamentais para a formação de um bom cidadão, explica a organização.

Primeiros socorros, educação para cidadania, educação nutricional e sessões de cinema são as actividades que também integram este programa, que aconteceram no Platô e outras em Bela Vista (Centro Comunitário), São Pedro Latada (Jardim Infantil da CMP) e Vila Nova (Delegação Municipal).

OM/JMV

Inforpress/Fim