Praia: Centro Cultural Brasil-Cabo-Verde realiza “Festa Julina” na Praça Alexandre Albuquerque para encontro de culturas

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress)- O Centro Cultural Brasil-Cabo-Verde (CCB-CV) realizou este sábado, na Praça Alexandre Albuquerque, no centro histórico da Cidade da Praia, Plateau, a décima edição das comemorações das festas juninas, com a realização de várias actividades recreativas desportivas e culturais.

Em declarações à Inforpress, Marlene Pereira, directora do CCB- CV, explicou que este ano comemora-se com o nome de “Festa Julina”, devido à Copa Mundo da Rússia, que segundo Marlene Pereira” roubou todos os sábados”, devido a transmissão dos jogos.

Por isso, disse que decidiu realizar essas actividades para fechar as comemoração de Junho e Julho, com as barraquinhas e o arraial com comidas típicas do Brasil, integrado com a Tabanka da Várzea , o “Kola Son Jon” de Santo Antão e os ferro gaita, com os Fidjus de Codé di Dona.

“Esta festa na verdade é um encontro de cultura, com jogos tradicionais para as crianças e para os adultos, para além de musicas e danças”, salientou Marlene Pereira.

Avançou que todo o dinheiro arrecado vai ser doado para a Fazenda Esperança, localizada em João Varela, município da Ribeira Grande de Santiago, que acolhe jovens com problemas com o álcool e outras drogas.

O CCB-CV foi inaugurado em 2008, desenvolvendo iniciativas como oficina de escrita criativa e o curso de Língua Portuguesa para estrangeiros, além de oferecer capacitação para professores de Língua Portuguesa do ensino Secundário cabo-verdiano.

OM/JMV

Inforpress/Fim