Praia: Câmara Municipal atribui prémios aos campeões regionais 2016/17

 

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A Câmara Municipal da Praia contemplou hoje os campeões regionais das modalidades existentes na capital do país com prémios monetários pelos títulos conquistados na época desportiva 2016/2017 pelo esforço feito em prol do desporto.

Momentos antes de presidir à cerimónia de entrega dos galardões, o autarca praiense, Óscar Santos disse que pelo facto de ser uma actividade amadora convém sempre incentivar esses atletas que muito têm feito pela prática do desporto na praia e em Cabo Verde.

Entretanto assegurou que a autarquia tem apoiado todas as modalidades existentes no município, mas que o montante varia consoante for as modalidades.

“Em termos de financiamento, se analisar os gastos com as associações, com a gala do desporto e com ofertas de equipamentos e materiais desportivos o montante ronda os 40 mil contos de apoios e poderá aumentar se formos incluir as infra-estruturas desportivas”, precisou Óscar Santos, realçando que o “mais importante” é o gesto levado a cabo pela autarquia que apesar de ser um valor simbólico vai incentivar os atletas a trabalharem e esforçarem-se ainda mais.

Para além desta iniciativa, o presidente avançou que a câmara promove no próximo dia 17 deste mês a gala do desporto, que no seu entender vai ser uma açcão de incentivo de reconhecimente, onde a sociedade civil irá eleger os atletas.

Por seu turno, o campeão regional de atletismo 400m e nacional 800m, José Inácio Ferreira parabenizou a autarquia praiense pela iniciativa uma vez que o gesto irá incentivar os atletas a praticar o desporto e a desenvolver a modalidade.

“Temos tido dificuldades a nível de equipamentos e na aquisição de vitaminas, mas espero que a partir de agora possam surgir mais apoios”, revelou o atlela, assegurando que o amor pela modalidade fala mais alto.

Carlos Daniel Caetano, presidente do Sporting Club da Praia, equipa campeã regional e nacional de futebol masculino, disse que a iniciativa é “muito boa e positiva” e espera que outras organizações e instituições sigam este exemplo.

“Todos os clubes na praia têm carência de tudo, e o sporting sendo uma das equipas com maior orçamento temos várias ambições entre as quais participar na liga dos campeões africanos, mas ano após anos temos adiado este sonho por falta de verba e de apoio”, declarou, frisando que a equipa tem sobrevivido graças ao apoio de alguns patrocinadores.

Entre os galardoados constam Eliane Rodrigues, campeã regional de atletismo 100 e 200m, Ana Maria Moniz, campeã regional de atletismo 400 e 800m, Edena Lima, campeã regional e nacional de atletismo 1500 e 5000m, Carina Monteiro, campeã regional de atletismo de salto em cumprimento, Lúcio Rocha, campeão regional de atletismo 100 e 200m e nacional de salto, Jesus Pereira, campeão regional de atletismo 1500m e entre outros.

AV/ZS

Inforpress/Fim