Inicio Cultura Praia: Autarquia faz balanço positivo do ATL Municipal “Cidadão Mirim” 2018

Praia: Autarquia faz balanço positivo do ATL Municipal “Cidadão Mirim” 2018

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – A vereadora de Acção Social Género e Ensino Pré-escolar da Câmara Municipal da Praia, Ednalva Cardoso, disse hoje à Inforpress que o balanço do ATL Municipal “Cidadão Mirim” 2018 é “bastante positivo”.

Ednalva Cardoso fez essas declarações na abertura de uma exposição com todos os trabalhos produzidos no ATL Municipal “Cidadão Mirim” 2018, na Sala do Munícipe, nos Paços do Concelho da Praia. Este ano os trabalhos foram desenvolvidos em cinco bairros.

O programa ATL decorreu de 1 a 23 de Agosto em que proporcionou férias de verão às crianças dos bairros mais carenciados da cidade da Praia e o desenvolvimento integral e bem-estar das mesmas, através do desenvolvimento de actividades educativas, lúdicas, recreativas, culturais e desportivas.

“Esta é a sexta edição. O balanço é bastante positivo, terminamos sempre o ATL com essa exposição. Os trabalhos que foram desenvolvidos durante as três semanas consecutivas nos bairros são aqui expostos para que as crianças possam ver a valorização dos seus trabalhos”, afirmou a autarca.

Ednalva Cardoso avançou que o projecto teve cerca de 13 oficinas onde as crianças trabalharam química, primeiros socorros, culinária, música, reciclagem, artesanato, entre outras que os organizadores quiseram que as crianças desenvolvam alguma aptidão nessas áreas.

A mesma fonte aproveitou ainda para frisar que o próximo ano serão escolhidos novos bairros e vão tentar alargar o máximo possível. “Neste momento há uma abertura por parte do Governo para alcançarmos ou juntarmos ao projecto que tem em andamento, que é os recreios para ver se conseguimos abranger mais bairros”, ajuntou.

Por seu turno, Etelvina Oliveira, monitora de uma das salas ATL Municipal “Cidadão Mirim” 2018 no bairro de Castelão afirmou que “as crianças adoraram”.

“Trabalharam com muito amor e aprenderam muito. Foi um sucesso. E o resultado é lindo o se pode ver aqui nesta exposição”, acrescentou aquela responsável, manifestando a sua preocupação com o futuro dos seus monitorados.

“Não sei como é que as crianças ficarão. Notei que elas não queriam que a ATL terminasse. Há outras que passam a maior parte do tempo nas ruas e até com fome”, pontuou.

Quem também prestou declarações à Inforpress foi o artista plástico Domingos Luísa, quem classificou o programa ATL Municipal “Cidadão Mirim” como “uma das melhores actividades que fazem todos os anos com as crianças”.

“É uma grande oportunidade para as crianças se descobrirem, às vezes têm talento e não sabem. Há aqui lindas obras de arte, para mim a maioria tem talento para a arte”, prosseguiu a mesma fonte que ministrou oficinas de artesanato nos diferentes bairros e classificou o trabalho de “bastante frutífero”.

GSF/ZS

Inforpress/Fim