Praia: Apesar das chuvas Semana da Juventude decorre na normalidade

Cidade da Praia, 05 Set (Inforpress) –  A Semana da Juventude promovida pela Câmara Municipal da Praia tem decorrido, mesmo com as chuvas, na “normalidade” e a adesão tem sido “razoável”, conforme a directora da Juventude e Desporto da autarquia da capital, Zuleica Semedo.

Em declarações à Inforpress, Zuleica Semedo fez saber que o evento, que já vai no seu terceiro dia, “está a decorrer na normalidade”, com cerca de 50 jovens a participar nas formações.

“Apesar das chuvas, a adesão tem sido razoável”, informou aquela responsável, completando que foram, desde o primeiro dia, realizados três ateliês, nomeadamente técnicas de procura de emprego, customização de roupas e empreendedorismo.

Por seu turno, uma das jovens que participa no ateliê de empreendedorismo, Cláudia Moreno, de 23 anos, disse à Inforpress que “até agora está a correr tudo bem”.

“Estou a gostar desta formação. Vim com uma ideia e agora tenho outra. Achava que o empreendedorismo tinha mais a ver com a empresa, mas aqui aprendi que para ser empreendedor não é preciso ter uma grande empresa. Pode-se ser um empreendedor mesmo em casa através de pequenos negócios”, continuou aquela jovem moradora do bairro do Paiol.

A mesma fonte prosseguiu afirmando que espera ganhar durante esta Semana da Juventude as técnicas e conhecimentos necessários para ser uma grande empreendedora. Entretanto lamenta o facto de não haver mais jovens a participar.

“Queria que mais jovens aderissem, acho que seria importante para os jovens do meu bairro que estão parados sem fazer nada. Espero que a Câmara Municipal da Praia não pare com este tipo de iniciativa”, finalizou.

Na realização desse evento a Câmara Municipal da Praia conta com as parcerias do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), escolas profissionais sedeadas na cidade da Praia e a Associação de Jovens Empresários (AJEC).

A Semana da Juventude que tem como lema “Por uma juventude empregável” acontece no momento em que edilidade praiense tem aberto o concurso para atribuição de bolsas para a formação profissional nas áreas de panificação e culinária, línguas, canalização e outras.

O concurso que arrancou no dia 31 de Agosto estará aberto até 15 de Setembro, podendo participar jovens residentes na cidade da Praia, com idade compreendida entre os 16 e 35 anos, e que estejam desempregados.

Esta Semana da Juventude decorre até sábado, 08, dia em que haverá, segundo Zuleica Semedo, uma conversa com um psicólogo sob o tema “Juventude e Sociedade de Consumo”.

GSF/ZS

Inforpress/Fim