Inicio Ambiente Praia acolhe em 2019 encontro internacional sobre clima e mudanças climáticas na...

Praia acolhe em 2019 encontro internacional sobre clima e mudanças climáticas na CPLP e África

Cidade da Praia 05 Set (Inforpress)- Técnicos, investigadores e docentes da CPLP das áreas da geociências, clima e recursos hídricos vão estar reunidos em Fevereiro de 2019, na Cidade Praia, num encontro internacional para debater questões sobre clima e mudanças climáticas na CPLP e em África.

Segundo informações avançadas pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), o fórum, denominado “Clima/Variabilidade e Alterações Climáticas – Impactos na Economia na CPLP e em África”, está agendado para 26 a 28 de Fevereiro, na Cidade da Praia.

Promovido pelo Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e África, o encontro tem por objectivo debater e fazer o ponto de situação do estado da arte em clima de mudanças climáticas na CPLP e no continente africano, através da apresentação de projectos e experiências em curso que abordem as estratégias seguidas e os resultados obtidos.

O fórum visa ainda promover um debate sobre as estratégias adequadas de mobilização de financiamentos necessários para os projectos que relacionem o clima, variabilidade, alterações climáticas e medidas de mitigação e de adaptação com o desenvolvimento sustentável e, em particular com os recursos hídricos, oceanos, ambiente, transporte, saúde, industria, engenharia, agricultura, segurança alimentar e desastres naturais.

“Durante o encontro vão estar sobre a mesa o estabelecimento de uma Linha Especial de Apoio à Investigação Climática a ser coordenada pelo CIICLAA, de modo a congregar especialistas, técnicos, investigadores e docentes da CPLP da área da meteorologia, clima, recursos hídricos, oceanografia, saúde, energias alternativas, agricultura e florestas, hidrografia e engenharia para que, em conjunto, promovam investigação aplicada e coloquem os resultados ao serviço da sociedade e do sector produtivo”, avança a fonte.

De acordo com a mesma fonte, o evento conta com a participação de pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação, profissionais da área de geociências ambientais, agricultura, recursos hídricos, economia e engenharia.

“Variabilidade e alterações climáticas, estratégias de mitigação e de adaptação”; “Implicações económicas da variabilidade alterações climáticas”; “Engenharia e medidas de mitigação e de adaptação face à variabilidade e alterações climáticas”; “Seca meteorológica, hidrológica e agrícola – Monitorização, impactos e medidas de mitigação e adaptação incluindo a aplicação de técnicas de” Cloud Seeding” são entre outros temas a serem debatidos no encontro de três dias.

O Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações (CIICLAA) para a CPLP e África é um centro da comunidade que assume a figura de uma associação de âmbito internacional, de carácter científico, sem fins lucrativos, de direito privado cabo-verdiano e dotado de personalidade jurídica e autonomia administrativa.

Consagrado em Julho de 2012, na IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, o Centro foi constituído em Maio de 2015.

AV/JMV

Inforpress/Fim