PR recebe professores e alunos de Rhode Island para falar sobre a desigualdade social em Cabo Verde

Cidade da Praia, 22 Ago (Inforpress) – O presidente da República, Jorge Carlos Fonseca recebeu hoje um grupo de alunos e professores da Universidade de Rhode Island, em que se falou da desigualdade social em Cabo Verde e nos EUA.

Em declarações aos jornalistas, no final da visita, o estudante João Martins da Veiga explicou que a comitiva teve a oportunidade de visitar as ilhas do Fogo e Brava e algumas localidades da ilha de Santiago para se inteirar e conhecer “um pouco mais” das questões sociais no arquipélago.

“Na cidade da Praia encontramos pessoas de todas as ilhas e está muito mais desenvolvida, enquanto as ilhas Brava e do Fogo é tudo muito mais calmo e totalmente diferente da capital do país”, constatou o aluno que sublinhou que a desigualdade social “é muito grande”.

Adiantou que a visita a Cabo Verde tem por objectivo conhecer “in loco” a realidade e a história do arquipélago e ter contacto directo com as populações.

“Morava aqui, há mais de oito anos que não venho a Cabo Verde, e tive a oportunidade de viver na cidade da Praia que hoje está muito diferente”, revelou João Martins da Veiga, que se mostrou “satisfeito e contente” pelo desenvolvimento do país.

João Martins da Veiga, que é aluno da Universidade de Rhode Island, assegurou que quando regressarem aos EUA vão trabalhar num plano sobre aquilo que viram em Cabo Verde e ver até que ponto podem colaborar no sentido de diminuir a desigualdade social.

No seu entender, é preciso fazer mais intervenções no interior da cidade onde a desigualdade social “é muito maior”.

Por outro lado, disse que a questão da desigualdade entre homem e mulher é um assunto muito falado e abordado aqui Cabo Verde, e assegurou que a universidade está disposta a colaborar com o país nesta matéria.

A delegação é composta por 20 pessoas, sendo 16 alunos e quatro professores.

AV/AA

Inforpress/Fim