Inicio Cooperação PR Jorge Carlos Fonseca lamenta incêndio que destruiu no domingo o Museu...

PR Jorge Carlos Fonseca lamenta incêndio que destruiu no domingo o Museu Nacional do Brasil

Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca vai enviar uma mensagem ao seu homólogo brasileiro, Michel Temer, lamentando o incêndio ocorrido no domingo passado, que destruiu o Museu Nacional do Brasil.

“Um enorme desastre, uma calamidade, para todos – brasileiros e amantes da cultura e do saber – o incêndio que destruiu o Museu Nacional do Brasil”, considerou Jorge Carlos Fonseca que é escritor e amante do livro, indicando na sua pagina da rede social Facebook, que vai enviar esta mensagem em nome dos cabo-verdianos, ao povo brasileiro, através do Presidente Temer.

O incêndio que começou na noite de domingo, 02, destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte da capital fluminense.

O prédio histórico de dois séculos foi residência da família real portuguesa e tinha um acervo de 20 milhões de peças, incluindo coleções de geologia, paleontologia, botânica, zoologia e arqueologia, além de uma biblioteca com obras raras.

Em nota, o presidente Michel Temer afirmou que a perda do acervo do Museu Nacional é “incalculável para o Brasil”.

“Hoje é um dia trágico para a museologia de nosso país. Foram perdidos 200 anos de trabalho, pesquisa e conhecimento. O valor para nossa história não se pode mensurar, pelos danos ao prédio que abrigou a família Real durante o Império. É um dia triste para todos os brasileiros”, lê-se no documento.

Considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo é, também, a maior biblioteca da América Latina.

MJB/FP

Inforpress/fim