Inicio Cooperação PR condecora director-geral da Cooperação Internacional da Comissão Europeia com medalha de...

PR condecora director-geral da Cooperação Internacional da Comissão Europeia com medalha de mérito

Santa Maria, ilha do Sal, 19 Jul (Inforpress) – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, condecorou hoje o director-geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi, com a primeira classe de medalha de mérito.

O acto aconteceu na cidade de Santa Maria, na ilha do Sal, e, segundo Jorge Carlos Fonseca, essa distinção “simbólica” pretende expressar o reconhecimento do Estado de Cabo Verde pelos relevantes serviços prestados e empenho demonstrados no reforço das excelentes relações de cooperação e amizade existentes entre Cabo Verde e a União Europeia.

“É um alto responsável dessa organização com a qual Cabo Verde tem tido uma cooperação muito frutuosa e muito benéfica para o processo de desenvolvimento do arquipélago a todos os níveis e também pelo mérito individual no exercício das suas funções para com o Cabo Verde, sobretudo nos períodos de maior complexidade para o país”, justificou.

Jorge Carlos Fonseca salientou que “é sempre bom o Estado mostrar-se grato e reconhecido por todos aqueles que dão uma contribuição especialmente relevante para o país”.

Por seu lado, o homenageado agradeceu a distinção e disse ser um “grande orgulho e privilégio” poder, em nome da União Europeia, tratar da cooperação e desenvolvimento das relações entre Cabo Verde e União Europeia.

“Como sabem, somos parceiros há mais de 35 anos e creio poder afirmar que estamos ligados não só por vínculos estratégicos, mas sobretudo, por amizade, confiança e visão partilhada para um futuro próspero”, realçou Stefano Manservisi.

O responsável da União Europeia salientou que, apesar da escassez de recursos e das vulnerabilidades enquanto um pequeno Estado insular em desenvolvimento e do Sahel, Cabo Verde conseguiu um desenvolvimento económico e humano “admirável”.

Contudo, adiantou que o país enfrenta muitos desafios pelo que reiterou a disponibilidade da União Europeia em continuar a apoiar e estará naquele que foi necessário.

“A União Europeia está sempre disponível, ajudando na capacitação institucional, em matéria de finanças públicas e transparência, e sobretudo, na nossa preocupação comum de criação de empregos para o desenvolvimento sustentável”, disse.

O acto de condecoração aconteceu momentos antes do homenageado, director-geral da Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, ter assinado com Cabo Verde um acordo para disponibilização de novo pacote de reforço de 10 milhões de euros (1,1 milhões de contos) que será incluído no contrato de apoio orçamental.

MJB/CP
Inforpress/fim