Portugal vai ajudar Cabo Verde a remodelar a residência estudantil de Santa Cruz e o Centro de Formação Profissional da Variante

Cidade da Praia, 21 Set (Inforpress)- Portugal vai ajudar Cabo Verde na remodelação da residência estudantil de Santa Cruz e do Centro de Formação Profissional da Variante, assegurou hoje o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes.

A intenção consta do Acordo de Parceiros para implementação do Projecto Integrado de Emprego e Formação Profissional de Cabo Verde (PIEFP-CV), assinado esta tarde, entre os ministros das Finanças, de Cabo Verde e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Portugal, no âmbito da visita de dois dias, que o governante português efectua ao arquipélago.

“Este acordo tem o objectivo concreto, que é a remodelação do centro estudantil de Santa Cruz, do Centro de Formação Profissional da Variante, mas também o apoio mais alargado na área da formação profissional, e numa cooperação sul-sul vamos ter o apoio de Portugal para que jovens de outros países possam vir a Cabo Verde fazer a sua formação”, explicou o governante.

Para o secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, com o acordo, abre-se aqui uma nova perspectiva e nova era na cooperação num domínio que é fundamental para os dois países, tendo realçado que a mesma está ao serviço da juventude cabo-verdiana.

Em relação à residência estudantil, explicou que a mesma será remodelada com o apoio de Portugal e que terá a capacidade para albergar 60 jovens de Santa Cruz, mas também de outros concelhos do interior de Santiago.

“Queremos dar oportunidades para que os jovens possam ter o seu espaço através dessa residência e usufruir de uma formação profissional de qualidade, fazendo com que os mesmos possam estar preparados para o futuro e os desafios do país”, constatou o governante.

AV/JMV

Inforpress/Fim