Porto Novo: Serviços de protecção civil reforçados com mais uma viatura de combate a incêndios 

Porto Novo, 29 Jun (Inforpress) – Os serviços da protecção civil no Porto Novo, Santo Antão, foram reforçados, esta quinta-feira, com mais uma viatura de combate a incêndios, adquirida pela edilidade porto-novense, para atender à preocupação dos bombeiros voluntários.

O carro, segundo a câmara do Porto Novo, foi adquirido para apoiar o Corpo dos Bombeiros Voluntários deste município na prevenção e combate de incêndios florestais e outras calamidades.

A aquisição desta viatura acontece quatro dias depois da ocorrência do mais recente incêndio no perímetro florestal do Planalto Leste, situado na confluência dos três municípios de Santo Antão, que destruiu quatro hectares (área equivalente a quatro campos de futebol) dessa floresta.

Os bombeiros voluntários do Porto Novo, que passam a contar com duas viaturas de combate a incêndios, queixam-se ainda da falta de uma ambulância.

No quadro do plano de prevenção e combate a fogos florestais em Santo Antão, adoptado há um ano entre o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e os três municípios de Santo Antão, os bombeiros desta ilha poderão ser reforçados com mais meios, designadamente viaturas.

Saliente-se que as câmaras municipais de Santo Antão ultimam, nesta altura, os preparativos para operacionalizar o corpo dos sapadores florestais do Planalto Leste, que desde 1994 tem sido alvo de inúmeros incêndios, o mais grave acorrido em Junho de 2017, que consumiu 30 hectares dessa reserva.

JM/CP

Inforpress/Fim