Porto Novo: Programa de instalação da paroquia São João Paulo II prossegue com palestras e animação musical

 

Porto Novo, 14 Out (Inforpress) – O programa que assinala a instalação, a 22 de Outubro, da paróquia de São João Paulo II, no Porto Novo, Santo Antão, prossegue, este fim-de-semana, com palestras e animação musical em Ribeira das Patas, Ribeira da Cruz e arredores.

Em Ribeira das Patas, sede da nova paróquia, a Igreja Católica promove, este sábado, uma palestra sobre o pontificado de São João Paulo II, seguida de animação musical, enquanto no domingo o destaque vai para a eucaristia em honra a este santo que, em 1990, pisou o solo cabo-verdiano em visita papal.

O programa, que decorre desde o primeiro dia de Outubro, abarca ainda a localidade de  Ribeira da Cruz e arredores, onde tem lugar, este domingo, uma palestra também sobre o patrono da novel paróquia, cujo acto de instalação será presidido pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

O interior do Porto Novo recebe, há cerca de duas semanas, várias actividades de cariz religioso, com destape para encontros com os fieis, palestras e filmes sobre a vida de São João Paulo II, no quadro da instalação da paróquia São Paul II, a primeira criada em Cabo Verde com este patrono.

Porto Novo passa, a partir deste mês de Outubro, a contar com duas paróquias, a de São João Baptista, criada em 1898, e a de São João Paulo II, que vai ser instalada dentro de uma semana.

João Paulo II, de nome de baptismo Karol Jósef Wojtyla, pisou, em 1990, o solo cabo-verdiano, naquela que foi, até agora, a única visita de um papa a Cabo Verde.

O pontificado deste antigo papa, que nasceu em 1920, na Polónia, começou em Outubro de 1978 e terminou em Abril de 2005, com sua morte, sendo dele o terceiro maior pontificado, durante o qual visitou 129 países, entre os quais Cabo Verde.

JM/FP

Inforpress/Fim