Porto Novo: Páscoa trouxe melhores condições de habitabilidade à uma dezena de famílias

Porto Novo, 02 Abr (Inforpress) – Várias Famílias de fracos recursos em Ribeira das Patas e Tarrafal de Monte Trigo, no Porto Novo, viram, nesta Páscoa, melhoradas as condições de vida, ao receberam da edilidade as suas habitações reabilitadas e casas de banho.

Trata-se, ao todo, de perto de uma dezena de famílias, cujas moradias passam, a partir de agora, a dispor de melhores condições de habitabilidade, segundo a edilidade porto-novense.

Em Ribeira das Patas, duas famílias receberam as suas casas completamente recuperadas e mais três agregados foram contemplados com casas de banho, enquanto no Tarrafal de Monte Trigo a edilidade procedeu à entrega de quatro casas de banho a famílias de fracos recursos.

Essas intervenções, segundo a autarquia, inserem-se no âmbito do programa habitacional “isdob compô bô casa” (ajuda-te a arranjar a sua casa), que o município tem em curso deste 2017, incidindo, sobretudo, na reabilitação de moradias e construção de casas de banha para as famílias carenciadas.

Durante 2017, Um total de 262 famílias em todo o município do Porto Novo viu as suas casas reabilitadas, com substituição de lajes, conclusão de toscos e rebocos interiores e exteriores, construção de casas de banho, além de outras intervenções.

Para 2018, ano em que a edilidade pretende investir 23 mil contos na melhoria da habitação no concelho, a previsão é recuperar mais 232 habitações, cujo tecto ameaça ruir a qualquer momento.

Estima-se que 3.500 habitações no município do Porto Novo estão na fase avançada de deterioração, pondo em risco a vida das famílias.

Segundo o edil, Aníbal Fonseca, trata-se de casas que apresentam “problemas graves” de estrutura, infiltração e com tectos prestes a ruir.

JM/CP

Inforpress/fim