Porto Novo: Operadores do sector da pesca vão dispor de loja de venda de materiais e equipamentos

Porto Novo, 23 Mar (Inforpress) – A montagem de uma loja de venda de materiais e equipamentos de pesca constitui uma das preocupações dos operadores no Porto Novo, Santo Antão, projecto que está em vias de ser implementado pela associação dos pescadores deste concelho.

A criação da loja de venda de materiais e equipamentos de pesca, que faz parte do plano de actividades da Associação dos Pescadores do Porto Novo para 2019, está prevista no quadro de um protocolo assinado, em Fevereiro, entre essa organização e a edilidade portonovense, num montante de 800 contos.

Além da montagem da loja de venda de materiais e equipamentos de pesca, o protocolo visa ainda promover a formação e capacitação dos pescadores e peixeiras e sensibilização sobre a preservação das tartarugas marinhas.

A recuperação das embarcações em fase de deterioração está, igualmente, a preocupar os pescadores no Porto Novo, que vão, ainda no decorrer deste ano, beneficiar de um projecto ligado às pescas, já financiado pelo Governo, como propósito de auxiliar os operadores carenciados na aquisição de materiais de pescas e na reabilitação de botes de boca aberta.

A sensibilização e formação em vários domínios, a conservação e transporte do pescado são outras componentes do projecto que foi concebido pela câmara do Porto Novo, em parceria com o Instinto Nacional das Pescas (INDP).

A Associação dos Pescadores do Porto Novo elege, precisamente, como uma das preocupações a recuperação de embarcações em estado de deterioração.

JM/FP

Inforpress/Fim