Porto Novo: Más condições de circulação na estrada Ribeira da Cruz/Martiene dificultam escoamento de produtos – agricultores

Porto Novo, 15 Set (Inforpress) – As más condições de circulação na estrada de acesso à Martiene, no Porto Novo, Santo Antão, continuam a inquietar os produtos agrícolas desse vale, que têm estado, insistentemente, a reclamar intervenções nessa via.

Martiene, pelo seu potencial agrícola (é o maior produtor de batata comum de Santo Antão) merece uma estrada condigna que facilite o escoamento do excedente em condições para poder competir no mercado, defendem os agricultores.

A edilidade portonovense diz estar “em negociações” com o Ministério das Infra-estruturas com vista a melhorar a circulação de viaturas na estrada Ribeira da Cruz/Martiene, cujo projecto estima-se em 25 mil contos, esperando-se que, até Novembro, as condições estejam reunidas para o arranque das obras.

Martiene terá, nos primeiros meses de 2019, uma estrada calcetada, com uma extensão de quatro quilómetros, com cortinas de protecção, conforme a câmara do Porto Novo.

A construção da estrada Ribeira da Cruz/Chã de Branquinho está, igualmente, bem encaminhada, devendo o concurso para a execução do projecto ser lançado ainda no decorrer deste mês de Setembro, conforme garantias dadas pelo Governo.

A construção dessa via, que visa desencravar um outro importante vale agrícola do interior do Porto Novo – Chã de Branquinho, tem financiamento garantido no âmbito o programa de requalificação e acessibilidades que, até 2020, prevê um montante de 117 mil contos para o município do Porto Novo.

JM/ZS

Inforpress/Fim