Porto Novo: Mais de 500 famílias beneficiam de projectos de luta contra a pobreza à volta de 42 mil contos

Porto Novo, 11 Jun (Inforpress) – Mais de 500 famílias no município do Porto Novo beneficiam, actualmente, de projectos visando o combate à pobreza, na ordem dos 42 mil contos, financiados no quadro do programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser).

Trata-se de projectos geradores de rendimentos nas áreas de agricultura (mobilização de água) e pesca (construção de uma embarcação), que contemplam famílias na cidade do Porto Novo e no interior do concelho, mais concretamente, em Martiene, Ribeira Fria, Monte Trigo, Jorge Luís, Ribeira dos Bodes, Chã de Norte e Chã de Mato/Ponte Sul.

Na cidade do Porto Novo, 20 famílias estão a beneficiar de um projecto integrado de desenvolvimento agrícola, enquanto nos vales do interior do concelho as intervenções consistem no equipamento de seis furos com sistemas fotovoltaicos para a produção de água para a agricultura, abarcando mais de 430 famílias

Em Monte Trigo, as 75 famílias locais vão beneficiar, dentro de pouco tempo, de uma embarcação de pesca, que vai melhorar a captura nessa comunidade piscatória.

Ao longo de 2018, o Poser, financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), colocou à disposição do município, cerca de 60 mil contos para a realização de projectos de luta contra a pobreza, fenómeno que ainda afecta 51% da população do Porto Novo.

A nível de toda a ilha de Santo Antão, os projectos previstos para o ano em curso estão estimados em 98 mil contos.

Santo Antão foi contemplado, até agora (2014 e 2018), no quadro do Poser, com quase 330 mim contos para o combate à pobreza.

JM/CP

Inforpress/fim