Porto Novo: Jovens agricultores da Casa de Meio beneficiam de projecto de 30 mil contos lançado pelo vice-primeiro-ministro

Porto Novo, 24 Ago (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, estará, nos primeiros dias de Setembro, de visita a Porto Novo, Santo Antão, a segunda deslocação a este concelho em dois meses, para lançar e inaugurar projectos agrícolas em diversas localidades.

Um desses projectos, denominado “Jovens agricultores”, vai ser lançado no próximo sábado, 01, em Casa de Meio, perímetro agrícola situado a sete quilómetros da cidade do Porto Novo, onde Olavo Correi vai ainda proceder à entrega definitiva a 22 famílias das parcelas de terrenos, que cultivam desde 1995.

O projecto “Jovens Agricultores” em Casa de Meio, financiado em 275 mil euros (30 mil contos), consiste na “despedrega” de terrenos, montagem de painéis solares para produção de água, instalação de parcelas gota a gota e ainda a criação de um centro de transformação agro-alimentar, nessa zona.

O projecto, segundo a edilidade porto-novense, tem por finalidade criar oportunidades de emprego e actividades geradores de rendimento para os jovens, sobretudo mulheres, na complemente transformação agro-alimentar.

Ainda no Porto Novo, Olavo Correia, além de presidir ao acto solene da Assembleia Municipal, que assinala o Dia do Município do Porto Novo (02 de Setembro), inaugura ainda os projectos agrícolas em Ribeira dos Bodes e Ribeira Fria, que consistem no equipamento dos furos locais em painéis solares para a produção de água para rega a um custo baixo.

Ambos os projectos foram financiados, em cerca de 13 mil contos, através do programa de promoção das oportunidades socio-económicas no meio rural (Poser), a cargo do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

JM/CP

Inforpress/Fim